domingo, 26 de dezembro de 2021

Mahoutsukai no Yoru vai receber adaptação animada


E um ótimo presente de natal para nós, fãs da Type-Moon, Mahoutsukai no Yoru foi confirmado que vai receber uma animação, recentemente eu tinha dito que foi descoberto que criaram um domínio de Mahoyo para um site e conta no twitter e finalmente tudo veio à tona. Ao que tudo parece vai ser um filme e agora a surpresa: o estúdio será a ufotable, então coisa boa vem por aí.


Eu só joguei a versão demo da visual novel e nem sei como anda a tradução dela, mas se tem uma coisa que gostei logo que eu comecei a jogar, foi a trilha sonora, e no teaser tivemos o gosto de ouvir ela, essa música é tão gostosa de ouvir, lembro que no primeiro Festival da Type-Moon tivemos uma versão dela ao vivo, mas infelizmente eu não achei ela.


Opinião bem polêmica a minha, mas espero que não chamem a Yuki Kajiura de novo para compor a trilha de outra animação da Type-Moon, há tantos outros compositores bons que podem ser aproveitados, não precisa ser de novo ela. Mas e agora? O que será do universo animado da TM? Já tivemos Kara no Kyoukai, Fate e agora Mahoyo, será que é muito torcer para uma adaptação mais fiel de Tsukihime futuramente? Ainda não tem nenhuma informação sobre a animação, ela só foi anunciada, atualmente a ufotable está trabalhando em Kimetsu no Yaiba, muito provavelmente será o próximo trabalho que eles vão pegar para animar. Se ela receber o mesmo tratamento que tivemos com Heaven's Feel  será tudo de bom

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Melty Blood - Dead Apostle Noel


Já faz um tempo que Melty Blood Type Lumina foi anunciado, inclusive já fiz um post falando sobre minhas primeiras impressões sobre o jogo, mas o assunto de hoje é algo diferente. Junto com o lançamento dele, também foi anunciado que novos personagens seriam introduzidos como DLC, muita gente esperou pela Aoko, Nero, Neko-Arc ou algum personagem de Fate, mas a primeira personagem DLC a entrar no jogo é a Noel... mas a sua versão vampírica ou Dead Apostle. 


Como assim? Você me pergunta, pois bem, eu tive que fazer uma pesquisa para entender um pouco mais sobre ela, então vai rolar um pouco de spoiler de Tsukihime, fique avisado. 

Na rota da Ciel, Noel é mordida por Vlov, mas a mordida dele não foi forte o suficiente para transformar ela em uma vampira e nem ela tinha o potencial para se tornar uma Dead Apostle, por causa do medo que sentia, ela começou a caçar vampiros e torturá-los como uma forma de achar a salvação. Mas nada disso acaba adiantando e ela acaba em uma situação que ninguém poderia ajudá-la, nem mesmo Shiki ou Ciel, até que a Dra. Arach, outra Dead Apostle, aparece e lhe oferece a chance de dar o poder que ela tanto queria, mas em vez de sugar o sangue dela, Arach injeta uma droga chamada Idea Replica em Noel, depois de algumas doses, ela atinge essa forma mais jovem e ganha olhos místicos, mas totalmente fora de si. Agora ela busca vingança, principalmente contra Ciel e Shiki.

Eu sinceramente gostei do design, não é simplesmente um copi-cola como era antigamente com a Arcueid e a Red Acueid, por exemplo, é uma nova personagem, com novos sets de ataques. Ainda não se sabe quanto ela vai custar e quando exatamente ela vai sair, mas está prevista para os próximos meses.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Rumor: Mahoutsukai no Yoru vai ganhar adaptação?

Um burburinho começou a se espalhar pela internet essa semana, parece que teremos uma adaptação, talvez um filme de Mahoyo. Como assim? Vou explicar, no site Weibo, uma rede social chinesa, descobriram que o domínio: https://mahoyo-movie.com/ e a conta no twitter @mahoyo_movie foram criadas recentemente. Muito provavelmente teremos alguma novidade no especial de fim de ano que a Type Moon faz. Se isso realmente acontecer, vai ser uma surpresa e tanto, eu estava esperando Tsukihime ou mais coisas de Fate, ver alguma coisa "nova" da Type Moon é muito bom, diferentemente de um Girl's Work que eu acho que nunca mais veremos esse projeto. 

Para quem não se lembra ou não sabe, Mahoutsukai no Yoru ou Mahoyo é a penúltima Visual Novel lançada pela Type-Moon em 2012. A história conta sobre Aozaki Aoko quando ainda era uma estudante, sim a mesma Aoko que deu os óculos para Shiki em Tsukihime e irmã da Aozaki Touko de Kara no Kyoukai. Aoko era uma garota normal até que descobre que virou sucessora da família Aozaki à pedido de seu avô, para isso ela vai treinar magia na mansão Kuonji com a bruxa Alice. Soujuurou Shizuki é um estudante normal que acaba vendo as duas praticarem magia o que as obriga levar ele junto para a mansão e são forçados a viverem juntos até acharem uma magia para apagar as memórias do garoto.

Algo meio off, mas sobre o canal do YouTube, a coisa está complicada, eu já escrevi diversos roteiros, entre eles um falando sobre a trilogia de Heaven's Feel, sobre como o estúdio DEEN deu pistas para gente sobre quem é o Archer, até o post que fiz sobre Tsukihime era para ter sido um vídeo, mas resolvi transformar em texto mesmo. Até fiz algo mais diferente, mas interessante que foi sobre a minha experiência com JoJo's Bizarre Adventure, é uma ideia que eu tive contando a minha experiência sobre algum anime, eu pensei que existem diversos canais que fazem uma resenha vários animes e eu queria fazer algo mais único, o que eu achei foi adicionar a minha experiência junto. No papel ficou bem interessante, mas parar para ter tempo de gravar e ainda editar é algo mais complicado, além de outros temas como action figures que é algo que estou bem por dentro, seria interessante dar dicas de como comprar ou cuidar das peças, mas ainda não sei quando eu vou fazer isso. Mas só para avisar que eu não desisti ainda da ideia.

domingo, 3 de outubro de 2021

Melty Blood: Type Lumina - Primeiras impressões

Dia 30 de setembro estreou o novo jogo de Melty Blood chamado de Type Lumina. Esse jogo é um reboot da série original, assim como foi com Tsukihime. Acreditem ou não, desde 2010 o jogo estava em produção, naquela época chamado de Melty Blood HD, mas o tempo passou e decidiram que aproveitariam o reboot de Tsukihime para também fazer um reboot no jogo. Diferente dos jogos anteriores, Melty Blood recebeu um novo visual e já suportando 16:9, coisa que seus jogos antecessores não tinham suporte. Os personagens, mesmo que com um pequeno grupo, receberam novos sprites, maiores, mais definidos e fiéis à versão reboot de Tsukihime, os cenários também ficaram mais bonitos, agora todos com elementos em 3D que dão mais profundidade. 

Mas antes de começar a falar do gameplay, vamos primeiro aos personagens, a personagem principal da série, Sion Eltnam Atlasia, não aparece aqui, a explicação é que os eventos desse Melty Blood acontece 10 dias antes de Tsukihime, então nem Sion, Wallachia, Satsuki e Len estão no jogo, nem mesmo Nero (que nem apareceu em Tsukihime) e Aoko estão presentes, talvez em alguma atualização futura como DLC? Quem sabe, mas até agora só temos 14 personagens disponíveis para jogarmos:


Arcueid, Akiha, Shiki, Kohaku & Hisui, Ciel, Vlov, Roa, Kouma, Noel, Miyako, Kohaku, Saber, Hisui e Red Arcuied (que usa saia comprida). Tirando os novos personagens, os antigos tem quase o mesmo moveset dos jogos anteriores, eu não vou entrar em detalhes sobre o que exatamente mudou, eu não sou grande especialista em jogos de luta, muito menos falando competitivamente, está é uma visão de alguém que joga casualmente para se divertir, dito isso, vamos lá.

Para quem não conhece como funciona Melty Blood, uma breve explicação. Diferente de jogos como Street Fighter ou KOF, aqui os botão são simplificados, temos 4 botões principais, ataque fraco, médio, forte e escudo que é útil para defender de um golpe e logo em seguida contra-atacar o inimigo. Eu diria que em Type Lumina tudo ficou mais fácil e amigável para jogadores novatos, nos jogos antigos, mesmo tendo o mesmo set de botões, era um pouco difícil para fazer combos longos, eu por exemplo nunca consegui fazer combos aéreos. Aqui a coisa muda, temos combos automáticos que você consegue executar apertando o ataque fraco, médio e forte ou forte, médio e fraco e, com isso, você consegue começar um combo aéreo muito mais fácil, mesmo eu, que não sei jogar direito, pareço que estou jogando super bem quando na verdade estou desesperadamente tentando apertar os botões e fazer algo bonito na tela. Para ajudar, Type Lumina tem um modo de treino que ensina muito bem o básico que vai desde andar pela tela até começar a conectar combos atrás de combos, mas não se engane, o jogo é fácil de aprender, mas difícil de dominar, eu achei que estava jogando bem até tentar uma partida on-line e vi que preciso aprender muito, mas MUITO MESMO se eu quiser me divertir no on-line e não passar nervoso. Ouso a dizer isso, mas pelo que pude testar, se você conseguir dominar o básico de movimentos e saber como funciona cada sistema do jogo, você consegue lutar bem com qualquer personagem já que todos eles seguem a mesma regra de movimento, claro que tem uns que são mais rápidos ou lentos, batem forte ou fraco, tem mais facilidade com golpes a distância ou corpo a corpo, mas a essência do jogo está em todos, se fosse para comparar seria um mecanismo mais parecido como o de Mortal Kombat do que o de Street Fighter.


Mas felizmente, o jogo tem bastante conteúdo para quem quer se divertir no modo off-line, temos o modo Single Play que entrarei em detalhes daqui a pouco, o modo Versus que é o clássico Player vs Player ou CPU, Network que é o modo online, Training que você pode fazer um treino livre, tutorial ou praticar combos, Customize onde você pode customizar o seus títulos para quando for jogar on-line ou criar novas paletas de cores para os personagens, Gallery que é onde ficam as artes que você desbloqueia, assim como informações dos personagens, músicas, vozes, etc. Ao jogar você vai ganhando pontos que você pode gastar na Gallery para liberar imagens ou no Customize para ganhar ícones.


O Single Play é o famoso "Modo Arcade", você pode escolher alguns personagens para jogar no modo história com 7 estágios, terminando esse modo você desbloqueia um final para cada um com uma arte exclusiva. O Score Attack é a mesma coisa, mas aqui o que conta é a pontuação, no Time Attack é a velocidade que você leva para chegar ao final, Survival é o modo de "resistência" você precisa aguentar a maior quantidade de rounds possíveis com uma única vida, Mission você vai testar suas habilidades de combos. Todos, menos o Mission, são divididos com 3 dificuldades, fácil, normal e difícil. 

Eu disse que alguns personagens estão disponíveis para jogar, isso porque para liberar certos personagens você precisa primeiro terminar o jogo com algum personagem específico. Por exemplo, para liberar a Saber, você precisa primeiro terminar o jogo com a Red Arcueid, Kohaku e Hisui, MAS para jogar com a Red Arcueid você precisa primeiro terminar o jogo com a Arcueid e para jogar com a Kohaku e a Hisui, você precisa jogar primeiro com a versão delas unidas. Depois de terminar o jogo com todos os personagens você libera um modo especial chamado Boss Rush que controlamos a Miyako e temos a participação especial da Neco-Arc, aqui a dificuldade é mais elevada e os personagens são apelões, com uma bobeada você pode perder metade da vida em um único combo. 


A trilha sonora também é boa, senti um pouco de falta das trilhas clássicas de Melty Blood, principalmente a Beat From Melty Blood, End of 1000 Years e a Midnight Raider. Ou se elas tocaram eu não percebi, mas mesmo assim as novas trilhas são boas de se ouvir e não cansam. 

Mas então, qual é o meu veredito até agora? Eu estou curtindo bastante, tem bastante coisa para desbloquear, o modo on-line é bem ativo, mas não é bem parâmetro comparar agora que o jogo está em alta, mas mesmo no off-line tem bastante coisa para fazer, e é interessante ver como Melty Blood cresceu. Se for para comprar, recomendo a versão da steam que é a versão mais barata custando R$ 93,99 diferente da versão de PS4 e Switch que passam de R$ 200,00 e também tem aquela, vira e mexe a Steam faz uma promoção e você consegue o jogo com algum desconto. Creio que quem gosta de jogos de luta vai gostar deste aqui e principalmente se você for fã de Tsukihime e até de Fate já que a Saber aparece aleatoriamente na história.

Se tiver uma conta na steam, me adicione para gente jogar casualmente, meu código de amizade é 57557745. 

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Saber em Melty Blood?

Hoje foi lançado no canal da Type Moon Games o TYPE-MOON TIMES Vol.6, um vídeo falando sobre as novidades de Tsukihime e Melty Blood. Para Tsukihime, a OST ficará disponível dia 24 de novembro com 8 CDs ao todo, agora para Melty Blood foi divulgado a abertura do jogo, junto com o último participante do jogo que pegou todo mundo de surpresa, ou nem tanto porque houve um vazamento, Saber de Fate/stay night, a lista de lutadores ficou assim então:

Shiki Tohno

Arcuied Brunestud

Akiha Tohno

Ciel

Hisui

Kohaku

Hisui&Kohaku

Kouma Kishima

Miyako Arima

Noel

Roa

Vlov Arkhangel

Red Arcuied

Saber

Eu admito que esperava algum personagem de Melty Blood mesmo, como a Aoko ou a Neko-Arc, mas não imaginava que eles usariam uma personagem de FSN, e é claro que se usassem, seria a Saber, resta saber agora se vamos ter DLCs, o que é bem provável. O preço do jogo está um pouco salgado, na PSN Store está R$249,50, na eShop R$264,90, na Steam ainda não tem preço, estou torcendo para ser um pouco mais barato, tudo bem que é um jogo novo, mas jogos de luta geralmente não saem com o preço tão alto assim, só jogos grandes como é o caso de Mortal Kombat ou Injustice.

Mas e aí? Vocês vão jogar também? Pelo que eu bem me conheço, independente do preço, eu vou acabar comprando...

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Precisamos falar sobre o anime de Tsukihime

Muito antes de Kara no Kyoukai e Fate/stay night serem animados, a Type-Moon teve um outro projeto que gerou bastante polêmica. Estou falando de Shingetsutan Tsukihime, anime lançado em 2003 e produzido pela JC Staff, muitas pessoas dizem que foi um tremendo de um fiasco, uma péssima adaptação, anime de Tsukihime não existe e entre outras coisas. Mas será mesmo que é tão ruim? Aproveitando o hype do lançamento do remake e também do jogo Melty Blood, por que não revisitar a história? 

Para quem não conhece a história vou dar um breve resumo. O protagonista é Tohno Shiki que, após sofrer um acidente de carro quando criança, começa a ver linhas em objetos e pessoas, ao passar uma simples faca nessas linhas, ele é capaz de destruir o que foi cortado. Para não ficar maluco com esse poder, uma feiticeira dá para Shiki um óculos que impede que ele veja essas linhas. Depois de 8 anos, Shiki que foi expulso de casa por seu pai quando criança, é convidado para voltar ao lar a convite de sua irmã. Nesse mesmo dia, ele tem um surto e acaba cortando sem hesitar uma mulher que passava por ele, mas para sua surpresa, ela não morreu depois de ser morta. Seu nome é Arcueid Brunestud, uma vampira. Ela pode não ter morrido, mas ficou extremamente fraca por se regenerar do ataque surpresa de Shiki e como forma de compensar o acidente, Arcueid pede para Shiki a acompanhar até que ela se regenere por completo. Juntos, eles vão atrás do vampiro que está sugando o sangue de várias pessoas na cidade. 


Mas então, é ruim? Não, não é, o anime é bom e eu vou explicar o motivo. Acredito que o maior problema foi a quantidade de episódios, Tsukihime é uma visual novel, e se você já jogou uma visual novel, sabe que ela é cheia de rotas e escolhas, adaptar tudo isso em apenas 12 episódios é uma tarefa difícil e muita coisa obviamente ficou de fora, mas na visão de quem não conhece o que foi cortado, a história é satisfatória. Qual é a trama? Arcueid e Shiki lutar juntos e, em paralelo, Shiki desvendar o segredo da familia dos Tohno e o que a Akiha está escondendo dele. Esses dois pontos são trabalhados no anime, tudo bem, pode ter sido um desfecho simples, deixando muita coisa de fora, mas para quem não conhece o que foi cortado, foi um final satisfatório.

Isso sem contar o clima que o diretor resolveu dar ao anime, ele é bem mais pé no chão e sério. Por exemplo, a Arcueid parece ser muito mais adulta no anime do que a versão que eu conheci jogando Melty Blood e ainda mais comparando com a sua versão do remake. Shiki parece ser muito mais um estudante normal do que um cara que esconde uma faceta de um assassino. Os outros personagens são desenvolvidos até o ponto que eles precisam ser desenvolvidos para a história seguir em frente e depois, infelizmente são esquecidos, mas é um preço a se pagar por causa do curto tempo. 

Sobre a animação, eu diria que é bem qualidade dos padrões dos animes de 2003, há cenas bonitas, mas há cenas que minha nossa senhora e as cenas de ação? Bem, a JC Staff é mais conhecida por fazer animes slice of life e não animes focados em lutas, claro que vez ou outra nós temos excelentes cenas de combate e coreografia, mas vindo da JC Staff são casos bem raros. Fazendo uma pesquisa rápida talvez eu tenha encontrando uma coisa interessante, na mesma época que Tsukihime estreou, existiu outro anime do mesmo estúdio: ROD TV. ROD é um ótimo anime que, olha só, é focado na ação com slice of life, posso estar teorizando agora, mas acho muito provável que o time de produção principal da JC Staff tenha ficado encarregado de animar ROD enquanto que o time secundário ficou cuidando de Tsukihime. E por causa disso, muito provavelmente, a escolha de deixar o anime focado mais no suspense e não na ação deve ter sido para evitar orçamento mais do que o necessário e também evitar cenas de ação mal feitas. Por isso que o anime foca muito mais no suspense e mistério do que nas cenas de ação que foram muito resumidas justamente para eles ganharem tempo para contar a história e também evitar gastos extras para animação. 

Segunda abertura de ROD TV

Mas novamente, foi ruim? Eu acredito que não, por causa da estética e narrativa que foi escolhia, eu não me incomodei com as cenas de lutas rápidas, eu não sei explicar bem, mas os personagens dos animes parecem ser mais realistas do que a versão da visual novel ou do manga, por isso é difícil imaginar esses personagens fazendo ações sobre humanas, claro que tem um ou outro personagem que faz as suas piruetas, mas imaginar por exemplo, o Shiki lutando como ele faz no manga e, provavelmente, na visual novel é um pouco mais complicado. 

E fica uma dúvida, por que a JC Staff preferiu optar por dar mais atenção para ROD TV do que Tsukihime? Existem duas possíveis explicações que consigo imaginar, a primeira delas é o retorno financeiro. ROD TV é uma série que já tinha uma animação anterior, um OVA de 3 episódios que foi muito bem recebido pela crítica e que, se você não assistiu, recomendo que assista, ainda mais se gosta de animes de ação. Tsukihime era mais um jogo adulto dentre vários que já tinha no mercado, e a Type-Moon não era tão famosa assim na época, arriscar a fazer uma adaptação de 26 episódios de um anime que, a primeira vista parecia igual a tantos outros, era arriscado, lembrando que em 2003 a visual novel de Fate/stay night ainda não tinha lançado. Outra explicação pode ter sido propositalmente feito desse jeito para alavancar a venda do jogo, muitos animes que saem por aí são na verdade grandes propagandas para alavancar a venda da obra original, quantos animes que você assistiu, gostou, mas nunca mais viu a segunda temporada dele e teve que ir atrás do manga ou light novel para continuar com a história? Essa é uma das estratégias que muitos fazem até hoje e dá bastante certo. Isso sem contar o marketing feito de boca a boca, fãs da série assistem o anime e encorajam outros que só assistiram a adaptação dizendo a famosa frase "no original é bem melhor", instigando a curiosidade dessas pessoas de irem atrás da Visual Novel para se aprofundar mais na série. 

O negócio é comprar a ideia que o diretor do anime quis passar, se você não compra essa ideia, não importa o que vai ser jogado na tela, você não vai gostar, por isso que muitos fãs do jogo não gostaram do anime por causas das adaptações. O diretor não quis expandir mais a história para evitar pontos soltos, por isso muita coisa foi "nerfada", é melhor simplificar a história e fazer ela compreensível para todos do que começar a colocar um monte de termos e regras que só quem é fã da visual novel vai entender e afastando possíveis novos interessados na história.

Você pode até não gostar do anime, mas precisa concordar comigo que a trilha sonora dele é coisa de outro mundo. Composta por Toshiyuki Omori, a trilha consegue acertar em todos os pontos, ela é um dos pontos mais altos do anime, você pode até ter se esquecido das cenas do anime, mas a trilha é um caso diferente, assim que ela começa a tocar você já associa com Tsukihime. Ela é a cara e alma do anime de Tsukihime, pelo menos eu não consigo imaginar o anime sem essa ela, é a mesma coisa querer assistir Kara no Kyoukai sem a trilha de Yuki Kajiura.


Resumindo, Tsukihime pode ter cometido falhas em sua adaptação, mas não foi por falta de competência do diretor Sakurabi Katsushi, mas sim de fatores externos. Inclusive ele já dirigiu alguns animes que gostei bastante como Flying Witch, Lostorage Incited WIXOSS e Alice to Zouroku. Mas se você tirar a mania de comparar o anime com a visual novel, você vai acabar descobrindo uma história boa para entreter e que vale muito assistir. Eu ainda não tive coragem para encarar a visual novel, mas fui atrás do manga de Tsukihime, sei que lá também tiverem cortes, mas é uma história bem mais completa do que o anime, aprofundando muito mais a relação do Shiki e seus olhos.

Se você nunca assistiu, eu recomendo. A piada é boa, mas anime de Tsukihime existe e não é uma droga como muitos dizem e pensam. Não é o melhor anime de todos, longe disso, mas é uma história que vale a pena assistir. Mas agora fica a expectativa, Heaven's Feel já acabou e muito provavelmente teremos o especial da Type Moon no final do ano, qual será a próxima grande obra que será adaptada? Será que teremos mais coisas de Fate como por exemplo Hollow Ataraxia? Ou será que com o lançamento de Tsukihime e Melty Blood, podemos esperar uma nova adaptação agora com todo o tempo e qualidade que ela merece? 

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Notas rápidas #18

 

Enquanto esperamos o especial da Type-Moon de final de ano com as próximas novidades da franquia, a Silver Link está mandando ver na divulgação do próximo filme da Illya intitulado: Fate/kaleid liner Prisma☆Illya Movie: Licht - Namae no Nai Shoujo. Do ponto de vista do manga, é uma continuação direta dos acontecimentos de Sekka no Chikai já que é o Shirou que conta para a Illya e as outras garotas sobre o passado dele com a Miyu, do ponto de vista da animação, é uma continuação direta de 3rei!! O filme já estreou no Japão no dia 27 de agosto e o canal da Kodokawa liberou 10 minutos do filme:

A previsão para nós? Não espere tão cedo, no mínimo 6 meses, isso se eles não resolverem lançar via streaming mais cedo. De todas os spinoffs de Fate, Prisma Illya é o que eu mais me interesso, muito pelo fato deles usarem personagens da série clássica e depois introduzirem um novo plot à trama, diferente de outros spinoffs que gira em torno da guerra pelo Cálice Sagrado ou servos aleatórios.

Mas mais curioso disso tudo é que foi anunciado uma nova animação, ainda não se sabe se será um OVA, filme ou uma nova temporada. Para quem não acompanha o manga,a história do filme ainda está "em andamento", mais ou menos. Se não houver uma adaptação pesada, o filme vai terminar em um belo de um cliffhanger, haverá uma conclusão do arco, mas você vai ficar com cara de "ok, deu muito ruim, o que vai acontecer agora?" e é exatamente nesse ponto que o manga acabou de entrar. Então de duas umas, ou essa animação vai demorar para acontecer ou vai ser uma animação estilo Carnival Phantasm, focado na zoeira total ou em fanservice. Lembrando que já tivemos isso com Prisma☆Phantasm.

Agora que Tsukihime já saiu, a TM pode começar a divulgar seus novos personagens em Melty Blood. A nova personagem apresentada no jogo de luta é a Noel, personagem original do remake que é professora da escola de Shiki e aparentemente é uma enviada da Igreja assim como a Ciel. Noel usa uma lança para atacar, além de também ter as Chaves Negras (Kokken) que a Ciel e o Kotomine Kirei usam. Ela tem um moveset interessante, mas algo me diz que se ela usa uma lança, provavelmente ela não deve ter uma história muito feliz, vide os Lancers de Fate, mas talvez seja só preconceito meu, vai saber.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Notas rápidas #17

 

Essa semana teve a Type Moon Times que é basicamente uma live que eles dão novidades relacionadas a os jogos, como deve se imaginar, o maior foco de todas essas últimas 5 lives foi no universo de Tsukihime que está se expandindo com o remake que já está disponível hoje, dia 26 de agosto para PS4 e Switch apenas em japonês e também com Melty Blood. Eles fizeram uma breve degustação de 10 minutos do jogo para os fãs verem como ficou o visual dele. Mas o mais interessante é que também existe uma abertura para a rota da Ciel.


Segundo as informações que li, Tsukihime remake não seguirá 100% com a história original, muito provavelmente para se encaixar melhor com Mahoutsukai no Yoru e obviamente no Nasuverse, então temos novos personagens e uma ambientação mais atual do que era na obra original que era no começo de 2000.

Além de Tsukihime, também temos a introdução da mais "nova" personagem de Melty Blood Lumia, Miyako Arima! Nova entre aspas porque a Miyako está no elenco de Melty Blood já faz um bom tempo. Miyako é a "irmã" de Shiki enquanto ele vivia com os Arima, seu movimentos são baseados no Bajiquan, uma arte marcial chinesa criada, curiosamente, muitos personagens de Fate são treinados com essa arte marcial como por exemplo Kotomine Kirei e a Tohsaka Rin.

E finalmente saiu as primeiras imagens da Figma 2.0 da Rider. Diferente da versão original, essa nova versão é um pouco maior por causa do novo estilo de corpo que as Figmas tem, além de mais pontos de articulação, como no meio do tronco e também nos pés. Pelas imagens dos acessórios, também é possível ver que teremos 2 rostos extras junto com um par de correntes em posição dinâmica


Comparando com a versão 1.0 também é possível notar uma diferença nas cores, principalmente no cabelo que está mais escuro e mais sóbrio. Meu único receio é a parte das mãos da versão 2.0, perceba que a parte da roupa da Rider que vai até a mão é separada, diferente da versão 1.0 que é uma peça só, dependendo de como ver essa peça, será necessário EXTREMO cuidado ao manusear, porque essas figmas são muito delicadas, experiência própria.

A pré venda começa amanhã e o lançamento está marcado para julho de 2022. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Notas rápidas #16 - Pop up Parade

 


Se tem uma coisa que eu fiz durante as minhas férias do blog, foi voltar a minha coleção de figures, eu já tinha algumas, mas acabei parando por causa do alto preço e também por não achar nada que me interessasse. Mas isso acabou mudando quando eu conheci a linha Banpresto da Bandai e comecei de novo com esse hobby, na verdade o hobby não é bem colecionar essas peças, mas sim tirar fotos delas. Depois disso eu voltei a colecionar figmas e também nendoroids, curiosamente, minha coleção está mais focada em Fate/stay night, mas apenas os personagens clássicos, não tive coragem de me aventurar com os novos de Grand Order ou Apocrypha, o mais longe que fui foi Fate/Extra. 

Nessa aventura cara, eu me deparei com uma nova linha da Good Smile chamada de Pop Up Parade. Elas fazem parte de uma nova coleção da Good Smile de figures custo/benefício, são figures de 18cm de altura e custam 39 dólares. Custo/benefício porque são figures relativamente grandes, não tem um acabamento tão refinado quanto as figures de escala, mas não são feias e há bastante variedade de figures, tem desde personagens de animes até de jogos. Eu inclusive consegui uma, a Kotoko Iwanaga de Kyokou Suiri, a figure tem alguns defeitos de pintura, mas em geral vale a pena o investimento se contar o preço dela que foi só 39 dólares. Preço bem competitivo com a linha Banpresto, se bem que ainda a Banpresto consegue fazer um trabalho mais refinado custando menos do que as da Pop Up Parade. 

E finalmente foi anunciado a nova Pop Up Parade de Fate/stay night, a escolhida dessa vez foi a Saber Alter, a pré-venda vai começar dia 19 de agosto e muito provavelmente só vai pronta para o final do ano ou ano que vem.


Lembrando que, além dela, estão previstas uma figure do Lancer e da Nero, mas ainda sem data de lançamento. Muito provavelmente eu vou querer ter ela na minha coleção, meu sonho de consumo na verdade era essa daqui, mas o preço é bastante salgado, quem sabe um dia? Mas o que eu realmente estou esperando é a figma 2.0 da Rider.

Ela é bem diferente da versão 1.0 com mais pontos de articulação e também com a escala redefinida com as figmas atuais. Ainda não existe data e nem previsão dessa figma, pode ser que também ela nem veja a luz do sol, mas ficamos na torcida. Eu ainda estou na caça da Tohsaka e do Gilgamesh, na verdade não é bem caça, mas sim criando coragem para pagar uma fortuna por eles. 

Se você gosta de figures e fotografia, dê uma olhada nas coisas que estou fazendo no instagram. Não se comparam com os profissionais da fotografia, ainda estou em um nível bem amador, mas é uma hobby muito gostoso, divertido, mas caro de fazer. Também tenho um canal no YouTube dedicado a isso, mas é algo muito mais experimental, eu parei de publicar lá por causa de um acidente que tive com uma de minhas figmas.


E vocês? Tem uma coleção de figures também? 

domingo, 1 de agosto de 2021

O retorno?

 


Pois bem, caros leitores, depois de um longo hiato eu... voltei? Mais ou menos eu diria. Primeiramente gostaria de pedir desculpas, muitas coisas aconteceram e eu fiquei sem tempo/ânimo para continuar escrevendo. Uma das razões, talvez a principal, foi a tentativa falha de criar um canal no YouTube e depois de trabalhar tanto no conteúdo levei 2 strikes e aí desanimei completamente, mas depois de um bom tempo de "férias" do blog, me deu uma vontade de retormar as coisas, mas estou pensando em como retomar.

Hoje em dia, poucas pessoas acessam blogs e dedicam seu tempo para ler um texto, sendo as vezes mais fácil assistir/ouvir um video enquanto realiza outras atividades, mas também existem pessoas que gostam de ler por ser mais prático e rápido. Pensando nisso, eu estou querendo voltar a ativa, mas não sei como voltar, por isso nada melhor do que perguntar para vocês, leitores deste blog, se é que ainda existe alguém aqui, o que vocês preferem: migrar para uma mídia audiovisual ou continuar na forma de texto?

Se eu começar a produzir vídeos, a ideia é abrir o leque e comentar sobre outras series fora as da Type-Moon, criar mais conteúdos, mas nada tão complexo quanto foi a minha primeira tentativa, mas por ser vídeo eu demoraria um pouco mais por precisar, além de escrever, gravar e editar o vídeo, mas teria mais variedades de assuntos, além de ser um fã da Type-Moon eu consumo bastante outros animes, então seria algo legal de se fazer e dar minha opinião sobre o que estou vendo. Se eu continuar com apenas os textos, não mudaria nada, eu continuaria a escrever sobre os assunto da Type-Moon, mais ainda agora que Tsukihime e Melty Blood estão prestes a sair. 

Então eu lhe pergunto: qual seria o melhor caminho para seguir? 

sábado, 30 de junho de 2018

Fate/Extra - Last Encore na Netflix

Não sei desde quando tinha sido anunciado isso, mas recebi a notificação pelo e-mail de que Fate/Extra estava vindo para a Netflix com a previsão de estrear dia 30 de junho. Fiquei bastante surpreso e curioso para saber se viria só legendado ou dublado e, como eu deveria imaginar, veio dublado e não é que ficou bom?

Ok, como era de se esperar, nem todos os personagens tiveram vozes adequadas, Hakuno, Tohsaka e Rani, por exemplo tiveram vozes mais maduras do que deveriam ter. A interpretação está boa, mas o tom de voz não casa com o personagem, eu vi a versão em inglês e eles manteram o tom parecido com a do original, não sei quando foi o motivo de terem escolhido esses dubladores, mas enfim. Falando na versão em inglês, deu para perceber que usaram essa versão para dublar em cima e não da japonesa, preguiça, falta de tradutores em japonês, facilidade para dublar, eu não sei o motivo novamente, mas não acho que seja a melhor das ideias fazer isso. Em compensação, há muita adaptação, o que eu achei ótimo. Mas de todas as vozes, a melhor de todas ficou por conta da Saber, dublada pela Gabriela Pellegrino, querendo ou não, a Saber é a estrela da série, e a versão dublada dela ficou muito boa, consegui sentir o ar que ela emana de nobreza e nariz empinado, se tem algo para reclamar, eu diria que é a forma que ela chama Hakuno, que ficou adaptado para Maestro, não que seja ruim, mas eu diria que Pretor seria forma mais correta dela chamar o Hakuno já que fica claramente ligado o nome com o período romano e é uma pista a mais para saber o verdadeiro nome da Saber.

Uma coisa que me incomodou bastante foi a legenda, constantemente marcando os famosos "umu" da Saber, coisa que foi tirada na versão dublada (e de qualquer outra versão) por motivos óbvios. É uma piada entre os fãs e é uma marca da Nero, mas não tem necessidade de legendar isso. É quase tão ruim quanto não traduzir senpai, que também aparece na legenda sem ser traduzido, se existe tradução, por que não traduzir? É a mesma coisa que não traduzir, "itadakimasu" ou "ittekimasu", é uma besteira de fãs puritanos que até hoje não entendo. Legendas de fansubs é uma coisa, você coloca o que você quiser, o fansub é seu. Agora em uma legenda para uma empresa que o público alvo não são só otakus e sim todos em geral, não faz o menor sentido. O pior é que isso não está só na versão em português, como também na versão em inglês, novamente, problemas por terem usado a versão em inglês e não a original.

Fora esses detalhes, como um todo está um trabalho ok para assistir, diferente de Apocrypha. Se você tem uma conta no Netflix e não viu a série, ou quer rever ela, é uma boa pedida enquanto a segunda temporada não chega.