domingo, 3 de outubro de 2021

Melty Blood: Type Lumina - Primeiras impressões

Dia 30 de setembro estreou o novo jogo de Melty Blood chamado de Type Lumina. Esse jogo é um reboot da série original, assim como foi com Tsukihime. Acreditem ou não, desde 2010 o jogo estava em produção, naquela época chamado de Melty Blood HD, mas o tempo passou e decidiram que aproveitariam o reboot de Tsukihime para também fazer um reboot no jogo. Diferente dos jogos anteriores, Melty Blood recebeu um novo visual e já suportando 16:9, coisa que seus jogos antecessores não tinham suporte. Os personagens, mesmo que com um pequeno grupo, receberam novos sprites, maiores, mais definidos e fiéis à versão reboot de Tsukihime, os cenários também ficaram mais bonitos, agora todos com elementos em 3D que dão mais profundidade. 

Mas antes de começar a falar do gameplay, vamos primeiro aos personagens, a personagem principal da série, Sion Eltnam Atlasia, não aparece aqui, a explicação é que os eventos desse Melty Blood acontece 10 dias antes de Tsukihime, então nem Sion, Wallachia, Satsuki e Len estão no jogo, nem mesmo Nero (que nem apareceu em Tsukihime) e Aoko estão presentes, talvez em alguma atualização futura como DLC? Quem sabe, mas até agora só temos 14 personagens disponíveis para jogarmos:


Arcueid, Akiha, Shiki, Kohaku & Hisui, Ciel, Vlov, Roa, Kouma, Noel, Miyako, Kohaku, Saber, Hisui e Red Arcuied (que usa saia comprida). Tirando os novos personagens, os antigos tem quase o mesmo moveset dos jogos anteriores, eu não vou entrar em detalhes sobre o que exatamente mudou, eu não sou grande especialista em jogos de luta, muito menos falando competitivamente, está é uma visão de alguém que joga casualmente para se divertir, dito isso, vamos lá.

Para quem não conhece como funciona Melty Blood, uma breve explicação. Diferente de jogos como Street Fighter ou KOF, aqui os botão são simplificados, temos 4 botões principais, ataque fraco, médio, forte e escudo que é útil para defender de um golpe e logo em seguida contra-atacar o inimigo. Eu diria que em Type Lumina tudo ficou mais fácil e amigável para jogadores novatos, nos jogos antigos, mesmo tendo o mesmo set de botões, era um pouco difícil para fazer combos longos, eu por exemplo nunca consegui fazer combos aéreos. Aqui a coisa muda, temos combos automáticos que você consegue executar apertando o ataque fraco, médio e forte ou forte, médio e fraco e, com isso, você consegue começar um combo aéreo muito mais fácil, mesmo eu, que não sei jogar direito, pareço que estou jogando super bem quando na verdade estou desesperadamente tentando apertar os botões e fazer algo bonito na tela. Para ajudar, Type Lumina tem um modo de treino que ensina muito bem o básico que vai desde andar pela tela até começar a conectar combos atrás de combos, mas não se engane, o jogo é fácil de aprender, mas difícil de dominar, eu achei que estava jogando bem até tentar uma partida on-line e vi que preciso aprender muito, mas MUITO MESMO se eu quiser me divertir no on-line e não passar nervoso. Ouso a dizer isso, mas pelo que pude testar, se você conseguir dominar o básico de movimentos e saber como funciona cada sistema do jogo, você consegue lutar bem com qualquer personagem já que todos eles seguem a mesma regra de movimento, claro que tem uns que são mais rápidos ou lentos, batem forte ou fraco, tem mais facilidade com golpes a distância ou corpo a corpo, mas a essência do jogo está em todos, se fosse para comparar seria um mecanismo mais parecido como o de Mortal Kombat do que o de Street Fighter.


Mas felizmente, o jogo tem bastante conteúdo para quem quer se divertir no modo off-line, temos o modo Single Play que entrarei em detalhes daqui a pouco, o modo Versus que é o clássico Player vs Player ou CPU, Network que é o modo online, Training que você pode fazer um treino livre, tutorial ou praticar combos, Customize onde você pode customizar o seus títulos para quando for jogar on-line ou criar novas paletas de cores para os personagens, Gallery que é onde ficam as artes que você desbloqueia, assim como informações dos personagens, músicas, vozes, etc. Ao jogar você vai ganhando pontos que você pode gastar na Gallery para liberar imagens ou no Customize para ganhar ícones.


O Single Play é o famoso "Modo Arcade", você pode escolher alguns personagens para jogar no modo história com 7 estágios, terminando esse modo você desbloqueia um final para cada um com uma arte exclusiva. O Score Attack é a mesma coisa, mas aqui o que conta é a pontuação, no Time Attack é a velocidade que você leva para chegar ao final, Survival é o modo de "resistência" você precisa aguentar a maior quantidade de rounds possíveis com uma única vida, Mission você vai testar suas habilidades de combos. Todos, menos o Mission, são divididos com 3 dificuldades, fácil, normal e difícil. 

Eu disse que alguns personagens estão disponíveis para jogar, isso porque para liberar certos personagens você precisa primeiro terminar o jogo com algum personagem específico. Por exemplo, para liberar a Saber, você precisa primeiro terminar o jogo com a Red Arcueid, Kohaku e Hisui, MAS para jogar com a Red Arcueid você precisa primeiro terminar o jogo com a Arcueid e para jogar com a Kohaku e a Hisui, você precisa jogar primeiro com a versão delas unidas. Depois de terminar o jogo com todos os personagens você libera um modo especial chamado Boss Rush que controlamos a Miyako e temos a participação especial da Neco-Arc, aqui a dificuldade é mais elevada e os personagens são apelões, com uma bobeada você pode perder metade da vida em um único combo. 


A trilha sonora também é boa, senti um pouco de falta das trilhas clássicas de Melty Blood, principalmente a Beat From Melty Blood, End of 1000 Years e a Midnight Raider. Ou se elas tocaram eu não percebi, mas mesmo assim as novas trilhas são boas de se ouvir e não cansam. 

Mas então, qual é o meu veredito até agora? Eu estou curtindo bastante, tem bastante coisa para desbloquear, o modo on-line é bem ativo, mas não é bem parâmetro comparar agora que o jogo está em alta, mas mesmo no off-line tem bastante coisa para fazer, e é interessante ver como Melty Blood cresceu. Se for para comprar, recomendo a versão da steam que é a versão mais barata custando R$ 93,99 diferente da versão de PS4 e Switch que passam de R$ 200,00 e também tem aquela, vira e mexe a Steam faz uma promoção e você consegue o jogo com algum desconto. Creio que quem gosta de jogos de luta vai gostar deste aqui e principalmente se você for fã de Tsukihime e até de Fate já que a Saber aparece aleatoriamente na história.

Se tiver uma conta na steam, me adicione para gente jogar casualmente, meu código de amizade é 57557745. 

2 comentários:

Shirou Emiya disse...

Joguei um pouco desse jogo, ele não rodou muito bem no meu computador mas me senti bem familiarizado com a gameplay assim que entrei em uma luta. Os visuais estão lindíssimos, e também senti falta das OSTs do Actress Again.

Unknown disse...

Foi meu primeiro jogo da serie que joguei, e acabei gostando bastante! Talve, até anime pegar os anteriores para jogar também, fazer o comparativo basico kkkkkkkkk