Kara no Kyoukai

O primeiro trabalho da Type-moon foi uma light novel on-line chamado Kara no Kyoukai série que daria origem a um outro anime chamado Tsukihime. Foi lançado pela internet em 1998 na Comiket 56, antes mesmo de Nasu e Takeuchi formarem a Type-Moon, coisa que só aconteceria em 2001. Em 2002 é lançado o CD Drama da série e em 2004 a Shueisha lança a light novel, sucesso foi tão grande que em 2007 é anunciado 7 filmes de Kara no Kyoukai, cada um contando um capítulo da série. A animação ficou por conta da Ufotable e em cada filme um diretor diferente era escolhido para dirigir a obra. Em 2011, foi lançado o epílogo da série que conclui toda a história, já a trilha sonora ficou com a Yuki Kajiura e os encerramentos cantado pelo grupo Kalafina (que também faz parte do grupo da Kajiura).

A história

Depois de  despertar após 2 anos em coma, Ryougi Shiki ganha os olhos mistícos da percepção da morte, ela pode enxergar a morte de qualquer objeto em formas de linhas, quando Shiki toca nessas linhas o objeto é destruido. Com tal poder Shiki ajuda Aozaki Touko, uma maga especializada em bonecos, a fazer uma série de serviços. Shiki tem a compania de Mikiya Kokutou, um garoto que conhece Shiki desde o tempo que eram alunos do colégio, mas por causa de um acidente, ela não se lembra dessa época. Kokutou mantém em segredo o que houve com ele e Shiki.

Tanto as novels como os filmes são apresentados fora da ordem cronológica, isso para manter o mais tempo possível o mistério do anime. A ordem certa para assistir é: 2, 4, 3, 1, 5, 6, 7.

1º Filme - Fukan Fuukei - Thanatos

O primeiro filme de Kara no Kyoukai. Começam a acontecer vários casos de meninas que se jogam de um prédio. Ao passear à noite, Ryougi Shiki passa por esse prédio e, ao olhar para cima, vê várias pessoas flutuando no alto dele. Kokutou é "atacado" pela causadora dos suicídios, Fujou Kirie, e entra em um estado de sono profundo. Para salvá-lo, Shiki começa a investigar o prédio. Curiosidade: segundo uma árvore genealógica da Type-Moon, Fujou Kirie tem relação com a Kohaku e Hisui de Tsukihime, mas não é falado que tipo de relação.




2º Filme - Satsujin Kōsatsu (Zen) ...and nothing heart.

Acontece dois anos antes do primeiro filme. Kokutou Mikiya e Ryougi Shiki são estudantes de um colégio. Em 1995, Kokutou encontra Shiki pela primeira vez  embaixo da neve, ao cumprimetá-la, Shiki vira para Kokutou e lhe dá um doce sorriso. Em 1996, eles entram no mesmo colégio, mas por uma razão desconhecida, Shiki não reconhece Kokutou. Começam a acontecer vários casos de assassinatos pela cidade, a pessoa mais suspeita é Shiki, mas Kokutou acredita que ela é inocente e começa a vigiá-la para ter certeza de que ela não está por trás dos assassinatos. Shiki o adverte que se continuar fazendo isso ele irá se arrepender.


3º Filme - Tsuukaku Zanryuu

O filme se passa antes do caso de Fujou Kirie. Asagami Fujino é uma garota da mesma escola é Azaka, irmã de Kokutou, mas não consegue sentir qualquer tipo de dor. Por causa disso ela é violentada várias vezes por um grupo de bandidos, mas quando um deles a bate com um bastão de baseball, Asagami sente uma terrível dor e desperta a habilidade de entortar qualquer objeto, assim ela acaba matando todos os bandidos que a violentava, mas um deles consegue fugir e acaba pedindo ajuda a Kokutou já que eles eram colegas de sala no tempo de colégio. Touko recebe um pedido de um cliente que pede para eliminar Asagami Fujino e Shiki entra em ação enquanto que do outro lado, Kokutou tenta achar um meio de parar Asagami antes que ela morra. 

4º Filme - Garan no Dou

Continuação do segundo filme. Shiki já aparece em coma, quando acorda ela percebe que consegue enxergar linhas em objetos e, ao tocá-las, ela o destrói. Aozaki Touko aparece para visitar Shiki e lhe ensina como funciona sua nova habilidade funciona e pergunta se ela gostaria de trabalhar para ela. Shiki ainda está em estado de choque e não dá uma resposta, na verdade ela está vazia por dentro, é como se a alma de Ryougi Shiki havia sido destruída. Para piorar, no hospítal está lotado de almas de pessoas que estão sedentas por um corpo para invadir.


5º Filme - Muju Rasen

Filme acontece depois do caso da Fujou Kirie. Ao fazer seu passeio noturno, Shiki encontra Enjou Tomoe, um garoto que estava sendo persguido. Como Enjou não tem casa, Shiki pergunta se ele não gostaria de morar com ela. Ele a adverte que ele é um assassino, matou seus pais e por isso fugiu de casa, Shiki não liga porque também é uma assassina. Vários dias se passam até que Enjou vê pela cidade a sua mãe. Para tirar as dúvidas, Enjou e Shiki vão até o apartamento aonde diz que ele matou os pais. Lá eles encontram o mago Araya Souren que está interessado em Shiki e em sua habilidade.


6º Filme - Boukyaku Rokuon

No sexto filme a protagonista é Kokutou Azaka. Uma série de fadas é vista na escola onde ela estuda, além de várias alunas desaparecerem. Para investigar isso, Touko, a tutora da Azaka, envia Shiki para analisar as tais fadas, mas Azaka e Shiki não se dão bem, tudo porque Azaka tem um complexo pelo irmão e não suporta ver ele com Shiki sempre juntos. Outro mago aparece no filme, God's Word, um mago enviado à pedido de Araya para fazer Shiki recuperar sua memória de 2 anos atrás. God's Word pode fazer isso, já que ele consegue manipular a mente das pessoas usando a palavra como arma.



7º Filme - Satsujin Kousatsu (Go)

O último filme de Kara no Kyoukai. Shirazumi Lio que antes era o veterano de Kokuou no colégio agora volta como um assassino que está procurando Ryougi Shiki, sua obsessão por ela é tão grande que ele se veste exatamente como Shiki além de ser tão habilidoso com uma arma quanto ela. Mas Shiki não tem vontade de lutar a sério contra Lio, então ele avisa que se for preciso ele vai matar a pessoa mais importante para ela: Kokutou Mikiya. Por isso ela se afasta de Kokutou e começa a procurar Lio. Novamente os assassinatos de dois anos atrás voltam a acontecer. Kokutou a adverte Shiki: "Não mate o veterano Lio, se fizer isso, eu nunca vou te perdoar". Shiki entra em dilema em seguir seus instintos assassinos ou ouvir a pessoa que mais ama. É neste filme que mostra o que acontece com Shiki e Kokutou há 2 anos atrás e como ela foi para no hospital.

Epílogo



Em uma noite de inverno, Kokutou Mikiya faz o mesmo percurso que fez no dia em que encontrou Shiki pela primeira vez. No mesmo lugar, olhando para o mesmo horizonte, ele encontra Shiki de kimono branco, ao ver que ele está alí, Shiki fala suavemente "Há quanto não nos vemos, Kokutou-kun". Ele vai até ela e assim começa um diálogo que encerra Kara no Kyoukai.