Fate/stay night [Unlimited Blade Works]

Em 2013, a ufotable anunciou que animaria novamente Fate/stay night, mas manteve em segredo se seria um remake ou uma animaria a rota Unlimited Blade Works que já havia ganhado um filme ou Heaven's Feel ainda inédita, para a surpresa de todos, em julho de 2014, a ufotable confirmou que estava fazendo as DUAS rotas. UBW seria uma série para a TV do mesmo formato de Fate/Zero e Heaven's Feel seria um filme.

A história

Depois de 10 anos desde a última guerra pelo Cálice Sagrado, Emiya Shirou vive na casa construída por Kiritsugu junto com Fujimura Taiga, sua professora, e Matou Sakura, sua amiga da escola. Shirou treina todas as manhãs seu corpo e todas as noites sua habilidade de reforço mágico, o pouco que conseguiu aprender de seu pai. Mesmo tendo dito que seguiria os sonhos dele, Shirou não faz ideia de como pode se tornar um "super-herói". Do outro lado, Tohsaka Rin, filha de Tohsaka Tokiomi, faz seus preparativos para sua participação da guerra pelo Cálice Sagrado, de forma desajeitada, ela consegue invocar seu servo para guerra, o espírito heróico misterioso, Archer. Investigando se havia mais um mestre na escola, Tohsaka dá de cara com Lancer que entra em batalha com Archer, nesse mesmo momento, Shirou, que estava na escola, percebe a luta dos dois e foge desesperado, Lancer vai atrás dele e fura o coração do garoto. Tohsaka percebe que envolveu um inocente na luta, mas fica mais atordoada quando percebe quem havia sido atacado, ela percebe que Shirou ainda está vivo e usa uma de suas jóias para recuperá-lo. Quando Shirou acorda, não encontra mais ninguém ali, apenas um pingente caído no chão, ao voltar para casa, ele é surpreendido por Lancer novamente que detecta um pouco de magia nele, a batalha continua até que Shirou é jogado para o depósito de casa, antes que Lancer pudesse dar o golpe final, uma mulher surge na frente de Shirou e empurra Lancer dali, ela é Saber, o servo que lutou ao lado de Kiritsugu na última guerra. Percebendo onde havia se metido, Shirou decide entrar na guerra pelo Cálice Sagrado, não para obtê-lo, mas para evitar que caia em mãos erradas, assim evitando também que a tragédia de 10 anos atrás não se repita, mas no meio do caminho, Archer começa a questionar os ideais de Shirou, até onde o herói misterioso está certo e até onde os ideais do Shirou são verdadeiros?


Diferenças e novidades
A primeira coisa que se pergunta é: é diferente da versão da DEEN? Sim, a versão animada pela DEEN é a rota original com alguns arcos fillers para mostrar todos os servos (como o arco da Caster), a história muda quando o Shirou consegue evitar que a Saber ataque o Archer, assim ele fica presente na história inteira e é capaz de questionar o Shirou sobre seus ideais, mudando o rumo da história. O filme feito pela DEEN em 2010 é a mesma rota do novo anime, mas por ser um filme, muita coisa foi cortada e apressada, mas não houveram cenas extras.

A versão da ufotable apresenta novos designs de roupas para os personagens como Shirou que ganhou uma jaqueta, Saber que ganhou um casaco e cachecol, Taiga que ganhou um novo modelo de roupa, mais atual do que o antigo, por exemplo. Eles também prometeram um Shirou mais "protagonista" do que os outros, nesta versão, é trabalhado com mais profundidade e seriedade o perfil dele, diferente da DEEN, podemos ver o quanto o incêndio ficou marcado na vida do Shirou e como ele encara isso. Para os fãs da Saber de outras franquias, foi uma alegria ver ela tão "moetizada", para os fãs dela de Fate/Zero um pouco decepcionante já que grande parte da seriedade dela se perde com a "moetização". 

Eles disseram que o clima de Fate/Zero continuaria em UBW, e, realmente, você sente que UBW é uma continuação direta de Fate/Zero, ainda mais quando o Kiritsugu é mencionado e as reações do Kotomine, Saber e Illya são mais vivas do que da versão antiga. Também foram prometidas cenas extras para nós, como por exemplo a luta rápida da Tohsaka com a Illya ou o encontro da Taiga.

Vale à pena?
Se você já tinha assistido a versão da DEEN e tinha gostado, vale muito reassistir a série com a produção da ufotable, nova história, novas lutas, novos conflitos. Se você assistiu Fate/Zero, é quase que obrigatório você acompanhar a história para saber até onde os ideais do Kiritsugu estavam certos, talvez você se decepcione com os mestres, mas vale lembrar que os mestres são jovens e não magos que treinaram durante anos e anos. Agora, se você está vendo o anime sem conhecer nenhuma outra franquia, você vai se deparar com lutas entre espíritos heróicos famosos, como Rei Arthur, Hércules, Medusa, Medea, Sasaki Kojiro além de testemunhar até onde os ideais herdados de alguém pode levar uma pessoa.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá, já assisti o Fate/Zero e o Fate/Stay Night UBW. Minha dúvida é sobre a franquia como um todo: outros animes, jogos, filmes, ovas, mangás e light novel. Gostei muito do que vi e já virei fã, mas quero conhecer mais toda a franquia. Tem algum guia do que assistir ou ler? Ordem de leitura? Ou até mesmo para assistir? Isso de acordo com o que já tem disponível (desde mangas/light novels a filmes/animes). Obrigado.

Unknown disse...

quer que eu te explique? ainda ?

Miguel angel disse...

Eu quero exemplo parece que no jogo em si os magos faziam sexo com os servos para conseguirem mais poder aí fiquei (WTF) aí gostaria de saber a diferença entre o original e a novel

Eve disse...

Will, entenda o seguinte. O Shirou não é um mago, acabou se tornando um Master por acaso. Com isso, a invocação da Saber não foi completa, ou seja, eles não possuíam um modo de fazer com que a Saber tivesse energia suficiente para, por exemplo, se desmaterializar e usar seu Fantasma Nobre (Hougu) mais do que uma vez sem desaparecer (além de uma outra coisinha, que é explicada na rota Fate). Sendo assim, a Saber só teria duas opcções: matar as pessoas e sugar a alma delas (como a Caster fez em UBW e Fate) ou uma transferência de energia mágica pelo Master, vulgo Shirou. E isso só se dá através do ato sexual, por isso a Visual Novel tem a "desculpa" de por os hentais.

No anime da DEEN de 2006, se você o assistiu, deve se lembrar de uma cena do Shirou, Rin e Saber que "tiraram" as roupas para que ficassem próximos e trocasse energia mágica ~esse era uma H scene.
No anime de 2014 Ufogod, o Shirou e a Rin também tiram as blusas para que ficassem juntos e a Rin passasse a energia mágica dela (a cena do golfinho Delph) ~era outra H scene da novel.

Espero ter o ajudado.

woveline disse...

Só pra deixar claro, uma coisa que está explicada na rota d saber da novel é que ela não é um servant completo, servants completos não guardam sua memórias de uma invocação para outra
ex:Se o Rider de fate/zero fosse invocado na 5° guerra ele não teria as memórias da 4°.

Para resumir os corpos dos servants são crtl+C crtl+V do original e quando vão embora esse corpo copiadado é descartado. O ponto que eu queria chegar é, não é culpa do Shirou a Saber não pode se materializar, e sim dela, e não venha alguém dizer que ela disse "Por você ser um mago amador eu não consigo" Pois ela explica na VN que ela mentiu para ele não saber de sua "anormalidade"