domingo, 12 de setembro de 2010

MADs - Histórico parte 1

Sempre pensei em fazer uma espécie de histórico dos MADs que andei criando durante todo esse tempo, e acho que é uma boa hora para faze-lo.

Desde muito tempo atrás eu gostava de fazer esse tipo de edição, lembro que comecei usando o famoso Movie Maker. Fiz tantas coisas, até posso falar que me tornei um perito em MM (o que não é grande coisa). Comecei a fazer AMVs simples, bem ao estilo que a maioria faz: junta cenas de ação e bota algum rock pesado e pronto! Já está feito! Tenho alguns exemplos comigo, mas não tenho coragem de upar eles.

Um dia um amigo meu me apresentou um software mais profissional, o Sony Vegas. Na primeira vez achei estranho mexer com ele, mas mal sabia eu que o Vegas era um programa fantástico. E naquela época eu estava cheio de idéias.

Um dia eu vi 2 vídeos bem interessantes, eram de Fate/Stay Night chamado "for you" e "Lost Complex". Fiquei fascinado pela edição, eu queria fazer algo igual, e o Vegas era a ferramenta que precisava, mas precisava treinar. Uma das primeiras experiências com o Vegas foi com One Piece, juntei algumas aberturas e juntei a música de Dragon Ball, Ore wa Tokoton Tomaranai. Fiz uma brincadeira com a palavra One Peace com One Piece só mudando a legenda da música. Muita gente achou que eu tinha feito uma grande edição e feito o cantor dizer One Piece. Depois eu fiz muito mais com One Piece, usei até a música de abertura de Tekken. Comecei a explorar os efeitos do pan/crop. Deixando a resolução do vídeo menor ou maior e bricando com ela com os novos efeitos que existe no Vegas. Comecei a tentar fazer as minhas próprias aberturas de animes. FMA, OP, DB, Code Geass, Sola, Seto no Hanayome, School Rumble, Lovely Complex foi alguns dos que tentei fazer.

Conforme eu fazia, queria colocar mais efeitos. Não sei quando começou isso, mas a cada vídeo que fazia eu experimentava um efeito novo. Este de FMA, por exemplo, eu testei o efeito do Chroma Key. Na verdade eu estava procurando um jeito de fazer máscaras em vídeos e acabei achando esse. Também adorava inserir legendas das músicas em hiragana e katakana para parecer mais "original". Só depois de um tempo eu percebi o quanto isso era rídiculo. Sem os créditos que aparecem na abertura, a legenda que criava não servia para nada. Então eu fiz o MAD que mudou a minha visão: após terminar de assistir Code Geass, eu fiquei extremamente chateado com aquele encerramento, então eu pensei: "Basta eu fazer o meu próprio !". Eu fiz praticamente no mesmo dia que acabou o anime. Tive um trabalho pesado para ajuntar todo os nomes das pessoas que participaram, no site oficial tinha todos o que me ajudou bastante. Fiquei extremamente feliz com o resultado, seleção de imagens simples com um efeito simples atraiu a atenção de muita gente. Até pensaram que se tratava de uma nova versão ou algo assim. Em menos de 5 dias recebi mais de 40.000 visualizações, um recorde ! Aposto que alguém daqui já deve ter visto. Ele também apareceu nas primeiras postagens do blog.

Após isso comecei a pensar, o que faz um vídeo ser bom não era os efeitos, mas sim a harmonia da música com o vídeo. Um dos grandes exemplos que tenho (e também me orgulho) é desse vídeo em questão. Peguei Romeo X Juliet + Dream port (Revo & Yuki Kajiura) a combinação não podia ser melhor. Até hoje eu considero este vídeo o mais bonito de todos que eu já fiz, para mim, a melhor cena é a do juramento do Romeu com a Julieta. Além de escolher uma música adequada, também experimentei o efeito de bordas brancas e um novo programa para adicionar efeitos.

Vou parar por aqui para não deixar o post maior do que já está. Farei uma segunda parte em breve. Alguns dos meus MADs estão no 4shared, quem quiser acessá-los clique aqui.

Um comentário:

Dragyon disse...

Conheci Mad's a pouco tempo, mais estou gostando deles mais do que AMV.

Net no momento sem força para abrir vídeos (3g lose), depois vou ve-los, qualquer coisa vai o esquema de ir tomar um cafezinho enquanto espera :P