sábado, 12 de maio de 2018

Heaven's Feel - I. Presage Flower

Depois de muito tempo, finalmente saiu essa semana a versão em Blu-ray de Heaven's Feel Presage Flower e devo dizer que a espera valeu muito, é um filme muito, mas muito bom mesmo. Então já deixo avisado que os próximos parágrafos terão spoilers sobre o filme, então se não assistiu pare de ler aqui e vá assistir.

A ufotable teve a liberdade criativa de mudar várias coisas da rota, e para melhor, ao começar pelo prólogo, já seria a terceira vez que estaríamos vendo as mesmas cenas de introdução da série, Shirou ficando até mais tarde para limpar o clube de arco e flecha, ele vê Lancer e Archer brigando e blá-blá-blá-Eu te pergunto, é você o meu mestre?-blá-blá-blá até chegar no ponto em que as coisas mudam. Mas dessa vez foi completamente diferente, em vez disso, pudemos ver como a Sakura entra na vida do Shirou e como ela vai mudando com o passar do tempo de uma garota sem expressão facial para a forma adorável como ela é hoje.

Os 30 primeiros minutos do filme mostra essa vida mundana dos dois, é simplesmente bonito de ver a relação do Shirou e da Sakura, coisa que nunca vimos nas outras rotas porque o ponto principal não era esse. Só depois disso tudo é que temos todas aquelas cenas já conhecidas (sem contar que há cenas reutilizadas de UBW e Zero no meio), o tempo de apresentação dos créditos iniciais é o tempo que se leva até o Shirou lutar contra o Lancer em casa, invocar a Saber que luta contra ele e depois parte para cima do Archer. Corrido, mas necessário porque não precisamos ver de novo isso.

Uma mudança que não lembro de ter visto na Visual Novel é o Kiritsugu revelando para o Shirou logo no começo que o homem que quase ganhou a guerra passada era o Kiritsugu e logo depois, a Saber também revela para ele que ela lutou com Kiritsugu na guerra, mas ela foi forçada a destruir o Cálice, isso é um fato importante que vou dizer mais para frente.

Algumas batalhas foram alteradas de dia e local, é completamente aceitável isso se pensar que temos que desenvolver a história em 3 filmes, mas é muito bom saber que isso não foi ruim e nem deu impressão de estar acelerado, as coisas acontecem tão fluidamente que você nem percebe essas diferenças da obra original, e eu acho ótimo isso. E fica bem claro que este filme É uma continuação de Fate/Zero, eles fazem questão de deixar isso claro com o primeiro encontro do Zouken com o Shirou e da Illya com a Saber, o fato de exporem para o Shirou quem foi Kiritsugu o matador de magos também é importante porque frisa essa relação com Fate/Zero que não temos na Visual Novel.

E como fica a construção dos outros personagens? Todos os outros são passados bem superficialmente, até a Saber e a Tohsaka ficam jogadas para personagens secundárias, aqui os protagonistas são a Sakura e o Shirou. É ruim? De forma alguma, esse filme foi feito para os fãs da série e não para novas pessoas que querem entrar nesse universo gigantesco, desenvolver esses outros personagens que já foram desenvolvidos nas outras histórias é perda de tempo, por isso já vamos direto ao ponto, como é o caso da obra original. Quando vamos jogar Heaven's Feel, já sabemos o que cada personagem é, quais são seus objetivos, por isso é desnecessário a gente saber mais do mesmo, tanto é que nem se fala direito em como funciona a guerra pelo Cálice Sagrado aqui, porque subentende-se que você já sabe o que é e como funciona. Mas tem uma personagem que foi prejudicada com isso tudo: Illya, ela tem pouca participação no filme, mas é muito importante para a trama futura, no final, dá para entender que vão desenvolver ela no segundo filme e se depender do trabalho da ufotable, eu acho que vão conseguir consertar essa "falha". Em compensação, a Sakura foi muito bem desenvolvida, na minha opinião, você sente raiva do Shinji junto com o Shirou ao descobrir que ele bateu nela e começa a torcer para que tudo acabe bem com ela.

Eu acho lindo a forma como Heaven's Feel destrói tudo aquilo que a gente sabe sobre essa guerra, com a aparição do Assassin verdadeiro e da sombra (que você sabe de quem é, se parar e ver frame a frame as imagens que aparece quando ela atinge o Shirou) tudo muda, Sasaki Kojiro, Caster, Lancer são derrotados facilmente, Archer muda de objetivo e a Saber é completamente derrotada, e eu acho que esse ponto é o ápice para quem não conhecia a história. Ver a protagonista da série, a considerada mais forte dentre os servos sendo derrotada no final do filme é um grande choque e aviso para nós dizendo que essa história é bem diferente das outras duas. No final a gente vê que a Saber não morreu, assim como o Assassin diz, ela está enfrentando a suas próprias trevas, mas vemos que ela está desesperada para conseguir o Cálice, ela se arrepende do seu passado como Rei e mais ainda por não ter conseguido o Cálice em Fate/Zero, dá a entender que ela vai fazer de tudo para conseguir o Cálice, até mesmo se corromper, lembre-se, a Saber de agora, não foi salva pelo Shirou (muito menos tem laços fortes com ele ainda) e nem sabe o que Cálice está corrompido, por isso ela está disposta a fazer qualquer coisa.

E com isso eu considero que foi um tiro muito bem dado pela ufotable de fazer Heaven's Feel um filme, a qualidade está mais do que excelente, a trilha sonora está boa, mas fico preocupado com a saída da Yuki Kajiura da agência que ela trabalhava, não sei até que ponto isso pode afetar o outros dois filmes. Sem contar que como é um filme eles podem ser um pouco mais ousados com gore e possivelmente cenas de sexo já que o sonho erótico que o Shirou teve foi mantido, mas amenizado, diferente da versão Realta Nua que foi completamente censurado.

Estou bastante ansioso para o segundo filme que ainda não tem data de lançamento, mas deve ficar para o final do ano.

8 comentários:

Unknown disse...

ATENÇÃO , SPOILERS !!!!

Devo dizer que , gostei bastante do filme , tive sorte de no dia do lançamento conseguir um torrent com legenda em inglês , já assisti duas vezes . Acho que a Unfotable fez um trabalho muito bom , dentro do possível , só gostaria que fosse uns 10 minutinhos mais longo , algumas coisas eu achei que deram uma corrida . O bom a se notar é que , como isso é um filme , puderam colocar um conteúdo mais maduro , como os intestinos dos Shirou rolando no chão quando ele é atacado pelo Berserker , o tórax do Assassin aberto quando o Hassan emerge , e uma LEVE erotizada no sonho do Shirou , mas , claro , sem a infame cena do "Tohsaka's anus is defenseless" , ainda se basearam na Realta Nua , o que eu prefiro , pq , pessoalmente , não gosto da versão original . Interessante notar que mudaram a ordem de algumas coisas , a maioria tudo bem , mas uma que não fez sentido pra mim foi quando o Zouken troca de corpo , na VN , o Archer o ataca e danifica seu corpo e ele toma o de uma mulher para substitui-lo , enquanto no filme dá a entender que o ataque do Archer não causou dano nele e ele só troca de corpo depois de atacar o Shirou no templo . Achei simplesmente perfeita a representação do True Assassin , está exatamente como imaginei enquanto jogava/lia a VN . Na próxima vez que alguém falar que filler não presta mostre à essa pessoa duas cenas , a batalha de Archer vs Berseker na série da Deen e extensão da batalha Lancer vs True Assassin na cidade , simplesmente incrível e muito bem animada . Uma grata surpresa foi a cena do Kotomine comendo Mapu Tofu , não esperava a incluiriam , acho ela bem engraçada . Algo que me desagradou foi , na VN quando a Saber é atacada pela sombra é atacada pela sombra é mostrado ela sendo consumida pouco a pouco enquanto reflete sobre as coisas , no filme não mostra nada , tá certo que a cena da Saber Alter foi legal , mas preferia que tivessem feito igual no original , pra dar mais impacto à perda . Mais ainda sim , achei o filme ótimo , e aguardo ansioso pelos próximos . A Konnichiwa Festival tinha dito que iria exibir o filme no Brasil , mas infelizmente , não aconteceu . Só um detalhe , num momento no texto vc trocou o nome do Kotomine pelo do Kiritsugu . Abraço e continue com o bom trabalho .

J_Y disse...

Pode me dizer onde baixa-lo por favor?

Unknown disse...

Aqui , legendado em português , mas peguei alguns erros na legenda :
https://animesmania2015.com.br/2018/05/fate-stay-night-heavens-feel-i-presage-flower-legendado-download/

Aqui torrent , legendado em inglês , legenda oficial extraída do Blu Ray
https://nyaa.freeproxy.fun/view/1035160

Ringo disse...

Que filme bom, e sim, ele é muito mais pesado do que qualquer outra animação de Fate.
Fiquei curioso pra saber quem é o Assassin ainda mais depois que o texto colocou isso entre parenteses "(que você sabe de quem é, se parar e ver frame a frame as imagens que aparece quando ela atinge o Shirou)" Mas vou resistir a tentação e esperar para ver nos próximos filmes :-)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostei bastante do filme,principalmente sendo da minha rota e heroína preferida da visual novel,a introdução foi simplesmente espetacular,eu estava com medo de que se repetisse as cenas de introdução que sempre ocorre,mas graças a deus não fizeram isso,estou muito ansioso pela continuação

Ivda Stockenhuse disse...

Alguém aí pode me enviar o link do TV REPRODUCTION de Fate Stay Night 1080p Legendado Blu-ray? Eternal Animes?

Guilherme Marcos disse...

O segundo filme saiu, só que foi gravado no cinema, não foi em blu-ray