domingo, 24 de maio de 2015

Fate/stay night #20 - Unlimited Blade Works

E a luta entre Shirou e Archer começa, particularmente eu achei um pouco feio a técnica que utilizaram para mostrar essa luta, essa forma meio deformada que eles ganham quando se movimentam demais, poderiam ter feito de forma normal, mas é só uma opinião minha. A luta em si é muito interessante. Do outro lado do castelo, Lancer tem seu último momento de glória e infelizmente não tivemos um flashback dedicado à ele. Eu gostei mais da adaptação da DEEN nessa parte do que da ufotable, no filme a Tohsaka parecia bem mais preocupada com o Lancer e até propõe fazer um pacto com ele, sem contar que no último frame antes de sair de cena, você consegue ver ela derramando uma lágrima por ele.

Voltamos à luta, é impossível não comparar com a versão da DEEN. Por ser um filme, todos os diálogos foram colocados enquanto eles lutavam, na versão da ufotable, cada vez que eles param Archer começa abrir a boca. Sem contar que no filme, Shirou parecia estar de igual para igual com Archer, mas vemos agora que ele estava em total desvantagem. E uma coisa importante que eu lembrei que retiraram do filme completamente é o catalizador da Saber, a Avalon, estar dentro do Shirou, isso explica porque ele sempre apanha e sempre sai regenerado depois de algum tempo, mas foi completamente descartado no filme. Interessante também notar a expressão da Saber nessa luta, eu realmente queria saber o que se passava na cabeça dela enquanto o desabafo do Archer, que a figura do Archer era algo que o Kiritsugu queria alcançar ou até pensar nela mesma e no seu passado.

Teve um erro de tradução na versão americana da CR, o Shirou fala algo do tipo "Just because you're correct doesn't mean you're right." Isso é algo que vai ficar marcado como a famosa frase "People die if they are killed!". Eu comparei com uma versão em Pt-br e eles traduziram como "Só que o correto e certo não são a mesma coisa". Da mesma forma como "Pessoas morrem se forem mortas" há um significado por trás disso, se bem me lembro, na VN ele fala algo algo do tipo "Você pode estar certo, mas enquanto eu não tiver arrependimentos, eu não estarei errado" Japonês é algo muito difícil de se traduzir já que pode haver diversos significados escondidos em uma frase.

Semana que vem tem o desfecho da luta entre os dois, provavelmente na outra semana teremos golfinhos e os dois últimos (se forem 24 episódios) para a luta final e encerramento e quem sabe depois um novo teaser de heaven's feel!
Alguém mais pegou a referência do Shirou subindo a colina da segunda versão da abertura do jogo original?

28 comentários:

Unknown disse...

KKKK achei que só eu tinha entendido a referencia do shirou subindo a colina de espadas

sobre a adaptação também preferi a da DEEN nessa luta a luta no filme foi muito melhor espero que a ufotable faça melhor no próximo episodio

Unknown disse...

Não peguei a referência... Era algo tão óbvio assim?

Unknown disse...

pra quem jogou a novel é algo bem obvio

da uma olhada na cena do shirou subindo aquela colina e depois assisti a abertura original da novel(ou faz o contrario) que ai vc saca a referencia
https://www.youtube.com/watch?v=R-7RnSWy2j0

deni disse...

acho que ele preferiu a da deen na questao rin e lancer, nao na luta

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim sim mas eu gostei mas da versão da deen na luta por ter sido mais dinamico e etc entretanto eu gostei bastante do shirou vendo seu passado e seu futuro nessa versão da ufotable realmente foi uma cena épica porem a versão da novel sempre é melhor a ufotable deixou passar vários detalhes da novel

Unknown disse...

Só não gostei de cortarem o poema quase todo. Contudo em termos de adaptação ficou bem fluido o anime.

Avalon disse...

A cena da colina de espadas, além de ser a referência já mencionada, mostra uma forte ligação entre Shirou e Saber. Antes de Shirou puxar a espada, Archer pergunta se é isso que ele quer, mesmo que signifique viver como uma máquina. A mesma coisa aconteceu com Saber ao puxar a Caliburn da pedra. Merlin avisa que ela deixará de ser humana ao aceitar tal responsabilidade.
Gostei muito de terem mostrado o forte elo entre os dois, mesmo nessa rota. Também foi legal mostrar o quanto a presença da Saber influenciou na luta contra Archer, já que a Avalon só funciona na presença dela.

Jeh disse...

pergunta leiga: como o archer soube que a Avalon tava dentro do shirou por causa do kiritsugu? se não me engano, o kiritsugu não falou da guerra ou da saber pro shirou.

Unknown disse...

Pelo menos na versão da ufotable eles fizeram o archer menos inútil do que na da DEEN, pois ele realmente parecia estar lutando de igual para igual com o Shirou no filme, mesmo o Archer tendo anos de experiência.
Mesmo assim o Archer Emiya consegue ser um dos piores servos por justamente apanhar para todo mundo.

deni disse...

pelo que entendi a ufo cortou o poema pra usar a parte do Steel is my body pro shirou no momento que ele corta as espdas que viam nele no finalzinho... isso fica mais claro com a legenda em ingles

deni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
deni disse...

pergunta leiga: como o archer soube que a Avalon tava dentro do shirou por causa do kiritsugu? se não me engano, o kiritsugu não falou da guerra ou da saber pro shirou.

____

entao, o nasu falou que o archer e de uma linha de tempo alternativa, nessa linha de tempo e capaz do shirou ter conhecido saber e ter sido uma rota muito parecida com que foi a rota fate que nessa rota e onde o shirou descobre sobre a avalon

deni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edu disse...

A do filme da Deen foi mais dinâmica, mas obrigatoriamente tinha de ser já que estavam fazendo algo corrido. Já a da Ufotable foca muito no dilema do Shirou em detrimento do combate em si, afinal isso custa caro e deve vir como extra no Blue Ray, entretanto o Archer se convencer de que seu intento não é a solução também está sendo melhor; Realmente a cena do Lancer da Deen tava melhor, mostrou mais ele como fodão e a Rin sofreu mais por não poder ajudá-lo, mas o Shinji correndo por uma espetadinha da Gae Bolg foi demais rs.

Quem melhor que o Fantasma Nobre que representa a Utopia, consolidação ou realização de um ideal por completo, vir ajudar a salvar um sonho? Avalon <3. Muito azar nessa rota ela não dar um "turn down for what" na EA e no AEofW =/.

king disse...

Eu SEMPRE acompanhei esse site e nunca falei nada, porém me sinto INCOMODADO DEMAIS para falar, eu achei tudo nesse episodio superior ao filme da DEEN, até mesmo a cena do lancer, pode nao ter sido epico, porém achei bem mais profundo.
sobre a luta, foi bem interessante os dialogos parados, no filme achei TOTALMENTE fora da REALIDADE conversas complexas e inteiras sendo mencionadas em alta velocidade de movimentos, ate mesmo para um anime fantasioso isso e demais, sobre a animação do mesmo, e apenas questao de costume, gostei bastante desse estilo por tentar realçar um movimento rapido demais passando a sensação de não ser possível enxergar a olho nú,
enfim, gosto e gosto e a ufo nunca decepcionou em nenhum quesito, achei todas as escolhas corretas e o que nao foi mencionado nao fez falta alguma.
MINHA OPNIAO

ps. que venha heavens feel, essa sim nao perdoarei nem um atomo passar @.@

Unknown disse...

Realmente espero que o Heavens Feel seja como o Kara no Kyoukai e não seja um filme único pq se for não vai ficar legal.

Também gostaria de ver uma nova versão da rota Fate pela ufotable.

Diego Kouga disse...

Curti o ep, só senti falta da Durandal e da Caladbolg II que na novel o Archer projeta. Tbm senti falta do chant completo de UBW q Archer ecoa na mente do Shirou enquanto ele vê suas memórias, mas não houve um UBW propriamente dito nessa cena… Próximo ep o fim da luta e Gil joga a %$#@ no ventilador. Quero ver se no anime Shirou tbm vai terminar a luta com um braço e uma perna quebrados e alguns dedos tbm XD

Sobre a cena do Lancer, ficou fiel a novel, Rin simpatiza com ele, mas não tinha o q fazer, foi bem profundo de qqr forma, alguém aew falou q na versão da DEEN a Rin sugere fazer um pacto com Lancer, se foi assim mesmo pior ainda, Rin é inteligente e nunk falaria uma asneira dessas.

Anônimo disse...

Mais até do que heavens feel (que já vi a novel), confesso que tenho curiosidade de conhecer a história do archer. O final todos sabemos, mas o processo não. Por exemplo, se no tempo dele não existia o servo archer/shirou, então quem era o servo da Rin? Com quem ele lutou, qual o papel de Gilgamesh nessa rota?

Algumas coisas podem ser deduzidas: ele foi mestre da Saber (pois ele conhecia seus ideiais como já demonstrou no anime) ele já batalhou com a criatura que vagava matando pessoas em Heavens feel e ele aparenta ter um carinho/preocupação com a Ilya. Queria muito que abordassem isso, nem que fosse bem por cima em um episódio. Mas talvez isso renda um material à parte, como Ova ou Movie, semelhante com o que aconteceu em Dragon Ball Z com "O futuro de Trunks"

Anônimo disse...

Pessoal eu tava me lembrando de uma cena em fate kaled em que a ilya se fundi com o card Archer e ela faz um reforço magico nas espadas chamado "TRACE OVER EDGE", o archer ou o shirou utilzam alguma esse poder?

Anônimo disse...

Pessoal eu tava me lembrando de uma cena em fate kaleid em que a ilya se fundi com o card Archer e ela faz um reforço magico nas espadas chamado "TRACE OVER EDGE", o archer ou o shirou utilizam alguma vez esse poder?

Ou ele foi criado justamente so pra série kaleid?

Unknown disse...

O Archer usa a versão overedge da kanshou e bakuya contra o Berserker no anime da DEEN o Nasu achou maneiro o desing e canonizou isso e falou que Archer também usou isso na novel

Matheus disse...

Episódio muito bom.

Quanto ao Lancer, seguinte, ache que terá cenas extras dele e Bazett nos Blu-rays... Pelo que eu li (acho que aqui no site mesmo), parece que a Caster e o Lancer tiveram uma luta (que aparece na opening), porém, não tem na 2ª rota do jogo (pelo que eu me lembre). Lembram daquele episódio dedicado ao antigo mestre da Caster, o Lancer apareceu lá para dar umas porradas nela no final.
Talvez, neste episódio do blu-ray tenha a Bazett e a luta. Senão não faria sentido ter aparecido o Lancer no elevador e a luta na opening. Ainda há esperança :D

Me corrijam se estiver errado, posso ter viajado legal aqui >.<

Rui disse...

Gente pelo amor de deus ... O que o Nasu disse sobre o Archer é que HÁ chances do Shirou virar ele (Heroic Spirit EMIYA) em qualquer uma das rotas MAS a probabilidade é QUASE ZERO, logo pode ser em QUALQUER rota, bad end, etc

Pra quem tem alguma duvida disso é só procurar no Fate/complete material III

Diego Kouga disse...

#Matheus , não tem Lancer VS Caster em nenhuma rota q eu me lembre, a OP pode viajar e fazer as lutas q eles quiserem pra ficar bonito, não necessariamente tem q ter acontecimentos reais. E mesmo o Lancer aparecendo ali no elevador ele já estava a mando do Kirei, acho difícil eles conseguirem mostrar a Bazett, ia ser legal mesmo um OVinha mostrando a história completa do Kirei e da Bazett, pra mostrar o quão fdp ele foi ali XD

Unknown disse...

Não terem mostrado a historia do Lancer com a Bazett tira muito o peso que foi o Lancer ter matado o Kirei

Anônimo disse...

Eu entendi que o shirou não viraria Archer em nenhuma das rotas, pois a própria presença do Archer nelas mudou o curso de sua história. Mas eu gostaria de conhecer a guerra que o archer participou...

hyperoemgasonic036 disse...

Para Diego Kouga

Realmente não houve nenhuma luta entre Lancer e Caster, mas uma perseguição houve sim entre os dois. Depois que foram avisados por Kirei, Bazett e Lancer chegaram no local onde Caster e seu antigo Mestre viviam e após verem que Caster causou a morte de seu próprio Mestre, eles logo trataram de caçar Caster para elimina-la da disputa, causando uma pequena luta baseada naquela vista na 2ª abertura. Mas Lancer não conseguiu terminar o serviço porque Caster conseguiu entrar no Monte Enzou (o local onde o Templo Ryuudou fica) e a Barra Delimitada Espiritual do próprio Monte foi o que salvou Caster de ser morta pelo Lancer, já que aquela barreira possui uma proteção natural contra espíritos que sejam agressivos e hostis como foi o caso de Lancer quando ele tinha sido ordenado por Bazett para eliminar Caster.

Esse foi o segundo ou mesmo terceiro dia em que ambos Bazett e Lancer lutaram juntos na 5ª Guerra do Cálice Sagrado, até que na noite do quarto dia em que Lancer foi chamado por Bazett para participar da 5ª Guerra, Kirei atacou Bazett por trás após enviar um bilhete para encontrar com ela no esconderijo onde Bazett havia se estabelecido (uma das mansões gêmeas da família Edelfelt que fica localizada perto daquelas das residências dos Tohsaka e dos Matou no começo dos limites de cidade de Fuyuki), arrancou seu braço esquerdo para se apoderar dos seus Selos de Comando e a cena vista no início do modo história de Lancer em Fate/unlimited codes é exatamente a cena em que Lancer chegou na mansão para resgatar Bazett quando sentiu que alguma coisa estava errada. Ele pensou que Bazett estava morta quando Kirei havia proposto que ele se tornasse no seu novo Mestre e Lancer logo concordou, mas avisou para Kirei que era para ele manter sua guarda aberta o tempo todo porque ele um dia ira se vingar dele por ter matado Bazett.

A razão porque Lancer e Kirei pensavam que Bazett estava morta foi porque devido o choque que Bazett havia recebido por ter sido atacada por Kirei, ela sentiu que era como se ela estivesse morta. Após o seu corpo ter sido colocado em uma câmara secreta dentro daquela mansão pelo próprio Kirei para que não houvesse rastros sobre o seu envolvimento em ter 'matado' Bazett logo após ter conseguido realizar o seu contrato com Lancer para se tornar em um Mestre competidor da 5ª Guerra do Cálice Sagrado, Bazett recobrou a consciência após uma das suas Runas mágicas de Ressurreição ter sido ativada automaticamente para reviver Bazett e vendo o seu estado e estando presa, ela passou o resto da 5ª Guerra presa naquele lugar escuro e frio até que Avenger/Cálice, após sua forma física ter sido destruída por Saber e Shirou após terem derrotado Gilgamesh e Kirei no final da rota Fate logo após Illyasviel ter sido libertada, encontrou Bazett já as portas da morte e a convenceu a realizar um contrato com ele para que assim ela possa continuar viva e ele, por sua vez, a continuar a existir após ter se separado do sistema do Grande Cálice quando se tornou em um Cálice Sagrado completado.