domingo, 19 de abril de 2015

Fate/stay night #15 - A batalha da lenda

Depois de trabalhar das 6h até às 0h, eu tive a oportunidade de assistir o episódio dessa semana só lá pelas 1h de domingo. E valeu eu ter me esforçado mais um pouco para ficar acordado e assistir esse episódio.

O episódio já começa com a ação frenética. Berserker defendendo e tentando atacar Gilgamesh que conhece muito bem seu oponente, Hércules. E então temos o flashback do final de Fate/Zero no ponto de vista da Illya, até o final ela acreditou no retorno do Kiritsugu e infelizmente foi corrompida pelo Cálice Sagrado (Avenger) em forma da Irisviel que não morreu quando Kiritsugu o negou e mandou a Saber destruir. É bem triste em ver o que ela passa durante a vida sem acreditar em mais ninguém, a cena dela com os lobos é bem forte e bem significativa, a Illya não vê o Berserker mais como um simples servo, mas como uma figura mais forte, como um pai que ela deixou de ter.

Voltamos à luta, Berserker está perdendo, e feio, para Gilgamesh. Isso porque Berserker está protegendo á todo custo a Illya, ele sabe que se afastar dela, Gilgamesh irá matá-la. Mesmo estando sem mais vidas para regenerar, Berserker luta ferozmente contra mas é preso da mesma forma que o Rider havia sido com a Enkidu. E depois disso, se você como eu achou a cena dos lobos forte, essa nem preciso dizer nada. Eu não lembro se existe isso na VN, mas Gilgamesh, antes de pegar o Cálice, cega a Illya com uma espada e depois perfura seu peito, ela cai em dor e desespero procurando pelo servo e vemos o Shirou desesperado (muito mais do que no filme) tentando de todas as formas salvar a Illya. No final, Berserker supera seu Fantasma Nobre, quebra a Enkidu e avança em vão contra Gilgamesh que pela primeira vez fica assustado.

Eu li nos comentários sobre a mudança de opinião da Illya com o Shirou, e vocês tem razão. Ela queria fazer o Shirou sofrer no lugar do Kiritsugu, mas mais do que isso queria perguntar como foram os últimos dias dele, afinal, ela ficou esperando por ele por tanto tempo, sem contar que ela não tinha mais razão para matar o Shirou já que ele não é mais um mestre.

É uma pena terem escolhido UBW para animar para TV e não Heaven's Feel, na minha opinião, é justamente em UBW que a Illya tem o pior final possível e ela tem um papel pequeno, mas importante em Fate/Zero. Na minha opinião, tanto ela quanto os ideais do Shirou e a Sakura são as sementes deixadas em Fate/Zero para serem recolhidas em Fate/stay night. Para quem não se lembra, Kiritsugu e Irisviel queriam libertar a Illya de se tornar mais um recipiente do Cálice, por isso eles foram para a guerra para fazer o último derramamento de sangue, mas foi tudo em vão. Bem, muitos estão acreditando que teremos uma reviravolta no próximo episódio, ainda não aconteceu a cena que muitos (inclusive eu) estavam esperando, a Illya ainda está viva, é bem improvável, mas tem uma pequena esperança. Mas acho difícil termos um Happy Ending para ela, ainda mais nessa rota.

25 comentários:

Nope disse...

é mt bom os detalhes que eles estão colocando nos eps explicando o passado como o da illya nesse ep e o da caster no ep anterior, luta contra gilgamesh e ainda tendo que proteger alguém é pedir pra perder msm, achei q aquela cena ia ter nesse ep tbm, não gosto mt do final dela nem do kirei nessa rota(claro se for que nem no filme) , quanto mais falam dessa 3 rota mais crio espectativa, faço questão de não procurar muita informação sobre só pra ter aquele gosto de surpresa ( além de que não tenho mt paciência pra jogar vn, to empacado em tsukihime e jogando aos poucos o f/ha)

Ryu FH disse...

Olhando pelo lado da VN, o douradinho sofreu certa pressão a mais e ainda comentou que o Berserker poderia ter ido melhor se não ficasse protegendo a Illya na luta.

Eu não lembro exatamente da cena onde a Illya fica cega na VN. Mas lembro dela dizer que não enxergava. Não é retratado nas imagens de fundo, é só em texto mesmo, na VN acho que era um tipo de "visão escurecida de pré morte" sei lá.
E eu aqui pensando que poderiam mudar essa da Illya por causa dos fãs novatos que vieram do Fate Zero. É, os japoneses são fiéis as tradições mesmo...
Os próximos episódios prometem...

Bruno disse...

Muito bom o ep.

Ver a Ily sofrendo aquilo, deu pena, deixa vc ate triste de ver o quanto ela sofreu, mas fica explicado pq ela confia tanto no Berserker.

Sobre Berserker, eu achei super interessante, que se repararem, o Hercules é ao meu ver a representação acho do auto contro-le e da perseverança.Uma coisa pra mim que ficou claro nesse anime é a vontade dele(vontade dos deuses eu diria).

Ja começa pelo fato de que vcs compararem com Berserker do zero, ele consegue muito mais se conter apesar da furia dele, do que o do Zero.Isso fica visivel na luta contra Saber no ep 3.

Agora ele n deixar Ily longe e ate perder por isso foi foda!Pois como o dourado diz mesmo, se ele tivesse deixado ela de lado(o que me reforça a questão da vontade dele, pq é de se esperar que um Beserker que enfurecido vá atacar ao ser atacado deixando ela de lado, coisa que ele n faz).

Aquela cena dele sendo preso e se soltando no final foi boa demais, eu queria que ele tivesse acertado ali ao menos um golpe, mas acho que se acerta-se o dourado n sobreviveria, ja que um golpe dele é mortal.

Quanto ao Shiro....é de se esperar mais desespero, e no fim, é sempre salvo pela inteligencia da Rin, que tem mt cabeça... ou não...

deni disse...

Difícil ela se salvar, ainda mais que se voces repararem no final da op tem o gilgamash na frente do calice

Diego Kouga disse...

Só eu q n achei o ep grande coisa? Fiquei bem mais emocionado na Novel, sei lá, foi triste, mas na novel foi mais ainda kkkk. Esperava q mostrasse o Berserker indo mais pra cima do Gil, mas ele tinha q proteger a Illya-chan. Algo que ninguém falou, mas em nome dos lobos e do bom senso venho aqui falar: 1º pq um bando de lobos ataca um monstro de 3 metros? 2º pq lobos comuns conseguem fazer Berserker sangrar(caninos rank B+?????)?

Ryu FH disse...

@Diego Kouga
Eu já desisti de entender essas maluquices de anime. Fazem os personagens super fortões ai quando querem colocar coisas pra dar um drama ou comédia (tipo a Chichi no dragon ball dando panelada na cabeça do Goku)Fica sem sentido. De qualquer forma Fate é um dos mais realistas no sentido que dificilmente inventam maluquices bizarras, e acho que por isso que gosto de Fate e não curto muito esses animes onde os caras tipo destroem planetas ao espirrar.

Maaaassssss..................
Quem sabe eram lobos geneticamente modificados pela alquimia dos Einsberns '.'

Anônimo disse...

Agora engraçado no filme o gil aranca o coração da Ilya fora (no caso é filer não é mesmo?) Achei a cena do filme muito mais forte velho inclusive eu achava que seria pior no fate da ufatable, já que eu não li a visual novel ou joguei os games.
Uma duvida o berserker é mudo ou só não gosta de falar mesmo?

Ryu FH disse...

@Anônimo
Na VN é igual o filme, e é capaz de acontecer isso já no próximo episódio.

E os berserkers que eu me lembro não falam, tipo o do Fate Zero falou porque acho que ele saiu dessa maldição berserker enquanto morria. Essa classe tem essa maldição na qual limita algumas habilidades e o raciocínio do portador em troca de força extra. Inclusive se o Hércules não tivesse berserker iria ter uma habilidade muito "boladona" que é mencionado na VN na rota da Sakura.

edu disse...

@Diego Kouga
O sangue poderia ser da Illya ou os lobos estariam se machucando ao morder o Berserker. Lobos são inteligentes, mas ficam abusados se o alpha do bando for. As vezes acontece quando eles atacam ursos pardos, embora seja raro é bem parecido.

edu disse...

Também tenho esperança de algo mudar nessa rota, mas eles estão se extinguindo rápido =/

Diego Kouga disse...

@Ryu FH. O próprio Hércules fala na rota Fate, um pouco antes de desaparecer depois de tomar hit kill da Caliburn.
@Edu. Na novel o sangue é só dos lobos mortos, e fala q eles morderam o Berserker mesmo, e diz que eles são bestas famintas e falhas dos experimentos dos Einzbern, mas mesmo assim n tem poder para ferir o Berserker, ficou mt estranha a cena, eu diria q a única explicação, seria que o Berserker ainda não estava completamente pronto, ateh pq o Graal ainda nem tinha aparecido, vale lembrar q o Berserker foi invocado só com o poder da illya e seus circuitos mágicos, por isso q ela se machuca a cada movimento dele. Sobre os lobos, considerando também que estavam famintos, é aceitável q ataquem até um semi-deus de 3 metros XD.

Anônimo disse...

Desculpa, não sei se tem algo a ver, mas qual é melhor: a versão original do fate ou realta nua?

Ryu FH disse...

@Anônimo 2
Eu não tenho psp/ps vita pra ler ela em inglês então eu só vi a de PC mesmo que aparentemente não tem tradução em inglês.
É quase tudo igual, só não tem aquelas cenas pra maiores de 18. Mas não fica parecendo que foi cortado cenas, na verdade essas cenas são modificadas pra outras coisas até interessantes.
Ahh no Realta Nua também tem um tipo de final "bom" pra rota da saber. Não é canônico, ou seja não faz parte da história real planejada pelo criador. É só algo tipo um bônus para os fãs. E tem também as animações de aberturas diferentes.

hyperoemgasonic036 disse...

O Last Episode da versão Realta Nua é canon sim e mostra na verdade a continuação do final da rota Fate, onde após os eventos do epilogo, Shirou continua a seguir o seu sonho de se tornar em um 'Herói da Justiça' pela sua vida, mas diferente de Archer, uma contraparte de um futuro possível que virou um Contra Guardião por dar sua alma ao mundo antes de morrer, Shirou nunca chegou a fazer tal contrato com o mundo e ficou sempre nas esperanças de um dia encontrar Saber quando este terminasse a sua vida, morrendo por seguir seu sonho até o fim, enquanto que a alma de Saber, que foi para Avalon ao invés de ir para o Trono dos Heróis, ficou esperando todo este tempo até que finalmente a alma de Shirou acabou chegando até Avalon após a sua morte e ambos os dois se encontram para enfim ficarem juntos pela eternidade. Esta é a parte final da rota Fate em relação ao seu único final.

Se ouvisse um Good Ending para a rota Fate, isso ocorreria caso Saber quando destruísse o Cálice Sagrado, o que restasse dos conteúdos acabariam caindo em cima dela e ela seria atacada por "All World's Evils" assim como Shirou foi, em uma tentativa de tentar consumir ela ou corromper ela. Mas devido ao orgulho que ela tem como o Rei dos Cavaleiros e querendo dizer ao menos para o Shirou que ela o ama antes de deixar este mundo seriam as armas que ela usaria para vencer a maldição e se libertar dela antes que seja corrompida por Angra Mainyu. Ao finalmente vencer os conteúdos do cálice corrompido, Shirou que tentava ajudar Saber a se libertar da lama negra do cálice destruído, notaria que Saber ganhou um corpo físico e não foi corrompida como Gilgamesh. No fim, os dois vivem juntos na residência Emiya com Rin, Sakura, Illya e Sakura.

Ryu FH disse...

@hyperoemgasonic036

Se não tá marcado como "True ending" pra mim é não canônico.
Além disso se o autor realmente quisesse ter feito essa ending já teria sido criado há muito tempo antes. O autor disse que todas as rotas (Fate, UBW, HF) são canônicas mas não vi nada sobre "good endings" ou "bad endings" serem canônicas. Ele disse isso porque obviamente muitos fãs gostam de outras rotas mas duvido que lá no coração dele ele ainda não ache que a verdadeira era aquela que ele criou originalmente no tempo de escola que é a do prototype.

Enfim deixado o papo furado de lado... No máximo do máximo todas as endings são canônicas assim como as rotas (rotas é 100% de certeza). Mas fora isso não da pra afirmar que last episode é canônico até que o autor diga que é, e isso inclusive faria as true endings serem mentira...

hyperoemgasonic036 disse...

Para Suzuki.

The plot of Fate/hollow ataraxia is based half a year after the events of Fate/stay night, taking place in Fuyuki City. The story, like Kagetsu Tohya, takes place in a dream world that reflects multiple timelines at once. It is a story that "encompasses the endings of all of the routes of Fate/stay night, while not being any of them." It can be said not to follow any of the routes as a direct continuation, but rather act as a "counter" to the story of Fate/stay night itself. "Reopening" follows the ending of a "certain route" of Fate/stay night and the ending of Fate/hollow ataraxia. While hints towards the route exist, it is mainly left up to the readers' interpretation. While the scene "Sequel" depicts the world outside of the loop, it was written in a non-serious manner and Kinoko Nasu said "It’s best if you don’t think too much about it" when questioned about its place in the timeline.

Eu peguei este trecho na Type-Moon Wiki em relação ao storyline de Fate/hollow ataraxia e com isso já da para temos uma ideia de qual rota e qual ending os eventos de Fate/hollow ataraxia se passam após os eventos em relação a 5ª Guerra dos Cálice Sagrado.

Devido que a cena "Reopening" é dita seguir o final de uma "certa rota" e também é o final do visual novel Fate/hollow ataraxia após Bazett e Avenger terminarem o loop e Bazett acordar no dia 12 de outubro no storyline, como Saber nesta cena comenta que Rin estava viajando para Londres para resolver um problema e deixou Saber encarregada de cuidar do Shirou, tudo leva a crer que a rota usada para que os eventos os hollow ataraxia possam ocorrer é depois daqueles vistos na rota "Unlimited Blade Works" e segue o Good Ending, onde Saber fica neste mundo junto com Shirou e Rin como Serva dos dois, enquanto que Shinji sobrevive e fica com Sakura.

Faz sentido, porque logo após os eventos da 5ª Guerra do Cálice Sagrado, Saber pode ter ajudado Shirou e Rin a resgatarem Sakura das mãos de Zouken agora que todo o alvoroço daquela guerra havia terminado entre os meses de abril até junho. Assim eles souberam o passado de Sakura, o despertar de Sakura como Dark Sakura e ela corromper Saber para torna-la em Saber Alter (embora em uma versão menos agressiva e ainda leal ao Shirou, embora ela ache Rin irritante quando está nesta forma) e tudo mais.

Com isso também é possível que Rin com a ajuda de Shirou conseguiu recriar a Zelretch's Jewel Sword mesmo sem a ajuda de Illya (que havia morrido naquela rota) e usaram os restos do Castelo Einzbern em ruínas para realizarem aquele experimento maluco.

E também é valido lembrar que o Shirou despertou o seu Reality Marble Unlimited Blade Works e estava em um nível que fazia ele ficar de par para que possa enfrentar Servos do mesmo nível que o Gilgamesh.

hyperoemgasonic036 disse...

A razão de porque Saber Alter considera Rin irritante em Fate/hollow ataraxia em uma das cenas existentes talvez tenha a ver com o tempo que ela passou como Serva dela e ficava com um ressentimento guardado em seu subconsciente por obedecer algumas das tarefas que a jovem maga passava para ela.

Quando Rin causou aquele acidente nas ruínas do Castelo Einzbern e foi chamada pela Associação dos Magos para que explicasse o que ela acabou fazendo na fabrica da realidade, Rin antes de partir transferiu o seu contrato que tinha com Saber para o Shirou e seu último Selo de Comando também, fazendo ele novamente o Mestre da Saber desta forma. Com Rin estando fora, Saber que já estava começando a gostar do Shirou mais do que seu Mestre, logo começou a avançar mais na relação enquanto Rin estava ausente e assim os dois avançaram em sua relação. Isso é mais visto no Good Ending de Unlimited Blade Works na visual novel.

hyperoemgasonic036 disse...

O que me leva a crer que o final usado para a versão anime de UBW seja o Good Ending e se assim for, uma possível versão anime de Fate/hollow ataraxia talvez seja possível. E embora Rin Tohsaka nesta rota é a vencedora desta versão da 5ª Guerra, o Cálice Sagrado (o coração de Illya neste caso) considera o Shirou o vencedor após lutar contra Gilgamesh (talvez isso é devido que Shirou e Archer conseguiram vingar ela e mesmo Avenger em hollow ataraxia afirma que Shirou é o vencedor da 5ª Guerra)

Suzuki.K disse...

Na minha opinião Hollow Ataraxia deve ser considerado uma rota "E se?". Não se esqueça que na rota original e em UBW, Waver volta para Fuyuki com a Tohsaka para acabarem de vez com o Cálice e em HF quem destrói ele é o Shirou ou a Illya.

Eu prefiro acreditar que a timeline de Hollow Ataraxia é feita com uma junção das 3 rotas, sim, hollow ataraxia se passaria em uma quarta rota onde todas as outras 3 se fundem de alguma forma.

Eu não me preocuparia em pensar como a ufotable encaixaria hollow ataraxia SE eles decidissem produzir uma série. Eles vão dar um reboot para contar Heaven's Feel mesmo, depois desse ponto, todo mundo vai conhecer as 3 histórias de Fate, então não vejo problema Hollow Ataraxia não ser continuação direta de nenhuma rota. Como o Nasu mesmo diz, melhor não pensar muito sobre isso, provavelmente ele teve a ideia de fazer hollow ataraxia sem ligar muito para Fate/stay night, apenas por diversão e nada mais.

Diego Kouga disse...

Claro q o Last Episode é canônico, é a continuação da rota Fate ora bolas. Foi escrito pelo Nasu, encaixa perfeitamente na história, querem mais o quê? Ele é lindo demais, lendo ele foi uma das duas vezes que lágrimas se formaram nos meus olhos em uma obra de ficção. A outra vez foi assistindo Tokyo Magnitude 8.0, n dá pra n chorar no último episódio XD. Pra mim, Fate ainda é a melhor rota, e o Last Episode é a cereja do bolo.

Unknown disse...

Alguem tem grupo no whattsapp sobre animes ou o fate?
adiciona ai 8584323393

Ryu FH disse...

@Diego Kouga
Ai que está, é perfeito demais pra ser real, dá a forte impressão de fanservice para os fãs que não gostaram do final de fate.

Fatos contra:
1º O final de Fate fica muito tendencioso pro Shirou se tornar o Archer amargurado que o pessoal conhece na história. E o Archer amargurado não se encontra com a Saber lá no plano dos espíritos heroicos pra viverem felizes para sempre.
2º Last Episode não aparece quando se termina a rota fate. Ele é liberado completando tudo no Tiger Dojo, ou seja fazendo bad endings igual um bônus. Além disso ele fica no menu principal e não é integrado a rota Fate.

Não digo que é 100% não canônico. Mas se for quebra toda lógica. E não vi nada que fale que é canônico. Sem prova do criador eu não acredito :p

hyperoemgasonic036 disse...

@Ryu FH

Para mim, este final especial do Last Episode é a recompensa final de todas as lutas que Emiya Shirou/Archer acabou passando para finalmente poder se reencontrar com Saber em Avalon.

Imagine que a primeira rota, Fate, seja a primeira tentativa de Archer mudar o passado e no final, ele apenas deu uns conselhos para o Shirou melhorar como mago enquanto ele perseguia o amor de Saber durante o curso do caminho e no final, o Emiya Shirou do passado seguiu o mesmo caminho que Archer levou em sua vida até o fim e o tornou em um Contra-Guardião.

Agora imagine a segunda rota, Unlimited Blade Works, como a segunda tentativa de Archer mudar o seu passado outra vez. Como Emiya Shirou acabou seguindo o mesmo caminho que Archer seguiu e por isso ele não se libertou de sua miserável condição, o Servo resolve partir para matar sua contra-parte mais jovem de todas as formas. Devido aos eventos ocorridos nesta rota, Archer é derrotado pelo Shirou e quando ele deixa o futuro nas mãos de Rin para que Shirou não acabasse seguindo o mesmo caminho que ele seguiu, Archer retorna para o Trono dos Heróis, confiante que conseguiu ao menos mudar uma linha do tempo e não desistindo nunca de continuar com o seu caminho até ele encontrar sua recompensa.

Na terceira rota, Heaven's Feel, embora ele tenha apenas uma participação minina, foi devido aos eventos desta rota que finalmente Archer consegue se libertar da sua condição de Contra-Guardião e também Saber (como Saber Alter), ao ser morta pelas mãos de Shirou daquela realidade, a alma dela foi para Avalon e devido Illya ter selado o portal do Grande Cálice, ela deve ter enviado a alma de Archer para Avalon após reviver Shirou. Assim Archer/Emiya Shirou ganhou a sua recompensa em Last Episode que ficar junto com Saber por toda a eternidade.

E o prologo de fato mostra a lembrança de Archer, quando era Emiya Shirou no passado, acabou invocando Saber para a Guerra do Cálice.

Unknown disse...

hyperoemgasonic036

Acabei de zerar a rota heavens feel mas o final é aquele mesmo a illya acaba se sacrificando pra selar o great holy grail
e assim revivendo shirou achei que ela sobreviveria nessa rota e fosse ficar junto de todos na casa do shirou.

Unknown disse...

teoricamente a rota fate é a canon pq no prologo do hollow/ataraxia mostra a illya com a rin fazendo o experimento da espada do zelretch e a unica rota em que illya sobrevive é a fate teoricamente ela tb sobrevive no good ending da heavens feel mais não acho que o good ending da heavens feel seja propicio pros acontecimentos do incio do hollow/ataraxia