sábado, 21 de agosto de 2010

Evangelion 1.11 Você (não) está só

Vocês sabiam que esse DVD foi lançado no Brasil? Pois é, foi um pouco escondido, mas o filme de Evangelion 1.0 You are (not) alone foi lançado por essas bandas, eu tomei coragem e comprei via submarino, gastei 54 reais no total, DVD duplo, o primeiro, claro, contém o filme, com opções de audio japones, ingles e português, o segundo DVD são os materiais lançados de EVA, clips, trailers, etc.

A história neste filme é igual ao anime/mangá. Vai até a parte em que o Shinji ganha confiança da Rei (aquela parte do sorriso). Eu confesso que esperei algo diferente, afinal se trata da última versão animada de Evangelion, o que eu vi foi um remake (bem feito) da série original, até os ângulos usados no anime (ou no antigo filme) foi mantido, para uns podem significar ponto positivo, mas para mim foi negativo, nesse filme não teve um pingo de criatividade, o lado bom é que o segundo filme, You can (not) advance, é totalmente diferente, novos personagens e, espero eu, um novo rumo a história.

Se você duvida do que falo, confira a imagem abaixo:

A primeira imagem é do manga, seguido do filme Evangelion: Death & Rebirth (que também foi um remake da série) e a última é a do filme atual, na minha opinião, a versão Death é mais bonita, embora a versão atual tenha um tratamento belo com luz e sombra.

Falando um pouco da dublagem, eu confesso que não assisti a nova versão de Eva na animax, vou em basear na dublagem antiga da locomotion. Pelo que vi, não houve mudanças bruscas no elenco. Acho, não, tenho certeza que o mérito é todo do Fábio Lucindo (Shinji Ikari) e da Priscila Concépcion (Rei Ayanami). O Fábio é um dublador das antigas, o trabalho mais conhecido dele é de Pokemon como Ash. Há outros dubladores que posso citar, como o Fábio Moura (Gendou Ikari) que já fez o papel de Shura de Capricórnio (Saint Seiya), Wellington Lima (Aoba Shigeru) que fez o Saito Hajime (Rurouni Kenshin) e o Majin Buu (DBZ) e o Yuri Chesman (Kaworu Nagisa) que já fez o Kannami Yuichi (The Sky Crawlers). Há muitos dubladores novos no filme, é um ótimo sinal, mas alguns não ficam a desejar, como a Misato. Ela não expressa nenhuma emoção, parece que está lendo o texto e não o interpretando, não sei se foi mal dirigida ou não tem experiência ou se não estava bem no dia da gravação, mas de todo o elenco ela foi a que mais de desanimou. Sorte da próxima vez!

Quanto a pronúncia de nomes, fiquei feliz em ouvir "SHINDI IKARI" e não "SHINGI IKARI" como era na dublagem antiga, mas o que machucou meus ouvidos foi ouvir alguns dos dubladores falando "DINDI Ikari" não sei se meu ouvido estava sujo, mas foi essa forma que eu ouvi, não uma, mas várias vezes. Só o próprio Shinji falava certo seu nome. E até hoje não entendo por que eles chama a Rei de "Rei" com sotaque americanizado em vez de soltar um "Rei" aberto tipo um "Lei".


Você não vai morrer... eu vou protegê-lo

Conclusão: gosta de Evangelion ? Não conhece, mas ficou curioso e não quer ver os 24 episódios do anime que termina com um final que não agradou muitos ? Recomendo assistir Você (não) está só. Resume bem a série, mas a história flue de forma agradável.

Comentário off: Eu acho que foi a Ayanami que deu origem a essas personagens que ficam caladas o tempo todo (Nagato Yuki).

A música de encerramento: Beautiful World é muito bonita, Utada Hikaru faz jús a sua fama de uma das melhores cantoras pop.

4 comentários:

OrochiDiX disse...

Eu curto muito Evangelion, e gostei muito dos Rebuild até agora; Você tem razão em dizer que o primeiro não tem absolutamente nada de novo, mas o segundo já é bem diferente.

Evangelion é eterno, fato. x)

IkariWill disse...

Esse rebuild do evangelion fico mt bom, mais o melhor acontece no segundo filme, que quem pilota o Eva 3 que vira um angel nao é o amigo do Shinji e sim a ASUKA... CAara eu chorei... Fico bem mais triste essa cena do rebuild of evangelion You are(not)advanced

Anônimo disse...

Obrigado por spoliar o segundo filme. Estava doido para assistir o segundo DVD que diseram que ia sair aqui e vc me da essa noticia.
vlw mesmo

Johnny disse...

Olha, eu achei o rebuild bem interessante. Como eu vi a versão nova dos episódios do anime feita pelo animax, eu posso dizer garantidamente que a dublagem seguiu quase todos do anime versão mais recente. Ainda assim, eu, particularmente, gosto mais de assistir o filme com as vozes em inglês, que eu acho mais bonito e emocionante.

Aviso -- Spoilers Abaixo!

Quanto ao fato da história, não é bem verdade esse negócio de não ter mudanças. O despertar antecipado do Kaworu, o fato de o 3º anjo ter se tornado o 4º anjo e o fato do ataque do Ramiel ter sido totalmente remodelado foram grandes diferenças. Aparentemente, não significa muita coisa, mas nos próximos filmes, isso fará grande diferença.

Enfim, eu só queria ter visto o Death and Rebirth pra poder comparar também. O The End of Evangelion foi muito ruim, na minha opinião.