domingo, 8 de maio de 2016

Vale à pena ver Fate/stay night (2006)?

Estava pensando em criar mais conteúdo para o blog, então pensei em criar discussões para manter o ele mais ativo, e nada como começar com um assunto que muitos que entram no mundo de Fate/stay night hoje perguntam: vale mesmo à pena ver aquele anime feito pela DEEN em 2006 ou vou direto para a Visual Novel ou para o manga ou quem sabe eu espero uma adaptação pela ufotable em um futuro distante? 

Bom primeiramente, vamos por partes, o jogo original saiu em 2004 e 2 anos depois ganhou uma versão animada com 24 episódios. Duas temporadas inteiras dedicada à mais nova história da Type-moon que não teve um começo bacana com Tsukihime que saiu em 2003, felizmente tudo saiu melhor que o esperado e Fate/stay night se tornou um sucesso, ganhando um filme, especiais e depois de muito tempo um "reboot". 

Mas devo confessar, eu só comecei a gostar da série depois de chegar no episódio 14 que me lembro bastante. Nesse episódio específico foi um "filler", mas que, acredito eu na época, todo mundo que tinha acompanhado a VN queria ver: a luta entre Archer e Berserker. Essa luta abriu meus olhos para o anime na época e me fez rever tudo desde o começo até o final com mais atenção ao detalhes, depois disso eu comecei a devorar tudo o que era da franquia.

Acho que o maior ponto negativo foi tentar unir as 3 rotas em uma só, mas era algo bastante compreensível na época. Na rota original, por exemplo, a Caster não aparece direito, quando ela aparece na VN, ele já é morta pelo Gilgamesh, o mesmo acontece com a Sakura que também não tem um papel fundamental na primeira rota, mas no anime ela é raptada pela Caster e temos uma alusão ao final de Heaven's Feel quando a Tohsaka salva a irmã. Então por que fizeram essa besteira? Acredito que seja para introduzir todos os personagens para a gente, vamos lembrar, eles estavam com uma obra bastante nova nas mãos, não havia garantia de sucesso, era melhor introduzir todos os servos criando alguns arcos fillers do que deixar eles no anonimato para uma oportunidade futura incerta.

Voltando no episódio 14, ela é cheio de referências que Archer é o Shirou, se tiverem a oportunidade vejam esse episódio novamente, fora aquela clássica cena dele desaparecendo e o pingente da Tohsaka ficando no chão, há um diálogo bem sutil dele com a Illya. Antes dele ativar o UBW, ele fala para ela "Como sempre, você não tem piedade, Illya." Essa pequena frase é uma grande revelação que o Archer conhecia ela e mais, tinha intimidade o suficiente para chamá-la pelo apelido, coisa que ela só deixou o SHIROU fazer. Sem contar que o encerramento do episódio não é um flashback do começo do anime, mas um flashback das memórias do Archer. Eles simplesmente jogaram sutilmente na nossa cara que o Archer era o Shirou desde o primeiro anime, mas poucos conseguiram pegar essa referência. Curiosidades à parte, a frase que o Archer solta antes de enfrentar o Berserker para a Tohsaka "Você não vai se importar se eu derrotar aquele monstro, não é?" é repetida pela personagem Jibril de No Game No Life no episódio 11. Eu achei que era coincidência do roteiro, mas depois notei que ela muda de tom para parecer mais masculino e não tive dúvidas que ela estava imitando o Archer.

Muitos também reclamam da qualidade do anime, particularmente eu não vejo problemas, tem uma qualidade razoavelmente boa para a época, dá para notar que o episódio era desenhado por diversas pessoas e não por apenas uma por episódio, por isso havia momentos bonitos e momentos feios. Eu não sei o nome do desenhista, mas todo o episódio 24 foi desenhado por ele e ele tinha o traço mais bonito do anime, havia momentos em episódios aleatórios que era notável que ele desenhou aquela cena.

Sobre a censura, eles não poderiam fazer o Shirou fazer sexo com a Saber e a Tohsaka juntas, então eles tiveram que mudar a cena para a tão famosa cena do dragão em CGI, aquilo ficou bastante porco na minha opinião, eles poderiam ter feito algum outro método, mas parece que teve mão do Kinoko Nasu nisso porque a mesma cena foi usada em Realta Nua, então a cena do dragão em CGI ficou considerada como oficial, assim como os "golfinhos" da Tohsaka. Acho que a única que teve uma adaptação aceitável foi a Sakura.

Um ponto muito alto e que é um dos motivos que você que não viu o anime deveria dar uma chance para ele é a trilha sonora. Muito antes da Yuki Kajiura entrar em cena, outro compositor muito famoso tomou conta da série, Kawai Kenji. Ele compôs toda a trilha do anime de 2006 e do filme de 2010, eu particularmente prefiro o trabalho dele do que a da Kajiura. Como não assistir a luta entre Archer e Berserker sem ouvir essa trilha ou essa? A Kizuna também fica entre as minhas favoritas, sem contar a La sola que toca no finalzinho do anime, você sente todo o tom de despedida vindo dela. Ou a clássica Unmei no Yoru versão TV que eu acho ok, mas que sofreu uma ENORME diferença na versão para o cinema.

Acho que o maior problema de ambos animes de 2006 e 2014 é o começo. É bastante monótono para quem vai começar à assistir o anime, muitas informações são jogadas para o telespectador no começo e pode acabar sendo maçante. Eu mesmo quando assisti pela primeira vez achei um pouco chato, mas aos poucos o anime vai ganhando ritmo e você vai se deixando levar por ele.

Então, devo assistir ou não? Eu diria que deve, não se deixe levar pelo que dizem do anime por aí. A animação competente da ufotable não existiria se ESSE anime da Deen não tivesse feito sucesso na época. Fãs mais puritanos não vão gostar, mas eles não entendem que o anime é uma adaptação e não uma tradução ao pé da letra da VN. Eu acho que o diretor deste anime fez um trabalho competente mostrando ao mundo o universo de Fate. Além de ter lutas bastante interessantes como a Saber x Rider, Archer x Berserker e Saber x Gilgamesh, e também, se você é fã da Saber é inevitável que você veja esse anime.  A única obra do estúdio que não recomendaria ver é o filme, há algumas cenas boas, mas o filme em si é bastante fraco e merece ser esquecido, vá ver a versão da ufotable que é infinitamente superior.

Eu dei a minha opinião, mas e quanto à vocês que já assistiram o anime, o que acham dele hoje? 

20 comentários:

fghb disse...

Sem dúvida nenhuma é recomendado, foi ele que abriu a minha porta para o universo Fate. Quem não assistiu assistam agora!!!

edu disse...

O anime vale a pena ser visto pelo arco do final, a luta da Saber x Archer Zero se conecta completamente com o final do Zero, contando com todas as discussões importantes e dilemas. É o que eu acho que falta nas outras duas rotas, o UBW e HF. A primeira aparição do Gilgamesh também achei superior até a da VN, com o Eyuu Ou tocando (acho melhor que a Golden King).

Felipe disse...

tomara que um dia façam um remake da 1° rota. não curto VNs não .

Unknown disse...

pode parecer loucura, mas acho q tirando pela parte onde eles misturam as rotas, a deen foi melhor em fidelidade a história... aquilo no anime novo de "invocar servo sem catalista", não lembro se teve na vn e foi bem... burro da parte da rin... sem contar que "Continuação do Sonho" é um dos finais mais bonitos do fate... que PRA MIM, só perde pro true ending do HF onde o pessoal vai ver as petalas de sakura... e claro, aquele final q o shirou e a saber se encontram. aquilo me arrancou cachoeiras de suor... ah, dane-se, chorei msm, não sou de pedra cacete, só não gritei na parte da illya no hf pq estava jogando de madrugada, quem jogou a vn, sabe do q eu to falando

edu disse...

@Unknown O único servo invocado sem catalizador é Assassin, ou aciona o "modo random" em que o cálice escolhe o servo e a classe disponível mais adequada ao mestre, mas este não aconteceu no S/N só no Zero. Ela invocou com a joia de família que era uma poderosa relíquia, o que resultaria um grande servo e de fato foi o que ocorreu, já que o Emiya é um servo poderoso de certo modo.

edu disse...

*correção, o catalisador é o próprio nome "Assassin".

Unknown disse...

O anime que me inseriu no mundo de Fate foi o Fate/Zero, mas logo em seguida assisti o Fate/stay night de 2006, mesmo com todo mundo ne falando que não valeria a pena,que o anime era "ruim".
Porém quando o assisti, fiquei verdadeiramente apaixonado pelo série e após terminá-lo comecei a me questionar se tinha gostado mais do épico Fate/Zero ou dessa primeira serie, o que meus amigos julgaram ser impossível de se comparar...
Enfim, joguei a VN imediatamente após ter terminado o anime e agora consumo várias coisas da Fate series. Para isso, o anime de 2006 foi extremamente importante.

Rui disse...

É complicado analisar isso quando estamos em 2016 ... Vc vai lá assiste o fantastico Fate/Zero ... ai te falam 'Olha continua em Fate/Stay Night' e assiste a animação da DEEN ... se eu estivesse começando assistir HJ me desanimaria completamente ... Logo não consigo recomendar Fate/Stay Night pra ninguem ...

Emerson R Nunes disse...

FSN é muito gostoso de assistir tem todo aquele feeling de anime antigo, as ost's são uma maravinha. É verdade que FSN tem um começo paradão, mas depois fica tudo muito bom vc vai evoluindo junto com os personagens, e como não se apaixonar pela Saber nessa versão da DEEN? -Completamente impossível kkk. Super recomendo FSN na versão da DEEN, dá pra pegar bastante referência deixada em FTZ ou vice versa.

Unknown disse...

Uns dos primeiros animes não tão badalados (ou com muitos eps) que assisti foi FSN 2006 e o que me fez assistir foi o fato de ter dublagem em português, na época eu não tinha a mente crítica que tenho hj (trilha sonora, enredo, animação etc tudo importa hj pra mim) e o que posso dizer de antemão é que eu já revi umas 2-4 vezes seja com amigos seja sozinho mesmo. O que me deixa até hj chocado é que o foco da Type-Moon sempre foi produzir jogos (VN não deixa de ser um jogo blz kkk) mas com histórias surpreendentes (complexas) mesmo, por exemplo, o próprio Archer "Shirou" que nossa, na época nunca tinha visto personagem como ele (em anime), um cara que "veio" do futuro mas na verdade era uma versão alternativa e "melhor" do protagonista o que te dava expectativa de o que o protagonista poderia fazer além me lembrar o Iori Yagami de KOF. Os characters designs, as motivações de cada personagem, a Saber sem palavras para descrever, a Tohsaka Rin me encantava, era determinada e fria até e não a tsundere de hj kkkk. A animação não se compara a de hj em dia mas na época era boa, na verdade que referencias de animes de ação nós tínhamos na época? Naruto? Dragon Ball? Saint Seiya? Hellsing? Todos sucessos absolutos (hellsing nem tanto kkkk), animação boa era vital não é mesmo? Se me perguntarem que anime deve-se ver primeiro, diria com certeza o de 2006 pois além de adaptar a "rota original" ou ter dublagem, é um "final" que muitos com certeza gostariam de ver pois gostariam de esquecer a perda daquele personagem coadjuvante e ver o desenvolvimento do Shirou que pra mim é melhor do que em UBW (apesar de muitas coisas de lá que poderiam estar nessa rota e vice-versa).
PS.: E na minha opinião, o Gilgamesh é muito mais Badass aqui do que em "outras adaptações" kkk além de ter uma motivação mais útil, bem construída e resolvida até.

Unknown disse...

Markos Marcos falou exatamente tudo o que penso.

Unknown disse...

Suzuki.K, uma pergunta que eu tenho, talvez vc que conhece melhor o universo de fate saiba responder,em Fate/zero o Gilgamesh lutou + ou - com o berserker(lancelot) mas deixou vago quem realmente ganharia.
vc acha que quem verdadeiramente ganharia e como( e que meu primo me falou isso e eu fiquei a pensar).

Daniel Liu disse...

Eu particularmente gostei demais de Fate.
Tanto que comecei com o Unlimited Blade Works pela Netflix, Assisti o Zero, e assisti a adaptação mencionada.

Sobre a turma principal, acredito que a Ulimited Blade Works tenha mais coerência, e explica com mais clareza a própria história de Shirou. Apesar de particularmente ter gostado mais da Saber como par romântico dele

Sou do tipo apreciador de uma boa ambientação. Tenho 28 anos e não me contento só com uma boa porrada, costumo me afeiçoar mais ao que me surpreende apesar de sermos inclinados sempre para os desfechos comuns de todos com finais felizes.

Os Japoneses são os mestres de mensagens subliminares e direcionamentos. Fate é construído num ambiente de luz e trevas de uma forma bem bacana e envolvente.

Se notarem a população da cidade em que se baseia o anime passou por algo parecido ao que eles mesmos passaram na época da 2ª guerra.

Estou ainda comemorando as noticias de uma possível FATE EXTRA com uma nova história alternativa de Saber . Animado para ver acontecer.

Abração!

Unknown disse...

Eu comcei a assitir pelo Fate Zero na verdade por indicação de um amigo a linha Fate depois assiste o da versão DEEN.Dos 3, eu ainda acho o zero o melhor.No entanto a versão Deen tem algumas coisas interessantes, pessoalmente eu prefiro Gilgamesh dela.Mas o principal indiscutivelmente é a Saber.

Na versão DEEN Saber é mostrada de maneira de seu desenvolvimento , principalmente a parte do dever dela como rei pesar e talz.Aquela parte que ela pega a Calibur é linda.Bem como varias outras partes dela.E fiquei fã da Saber especialmente por conta dese anime(apesar que participação dela tb do no Zero eu gosto mt).Um ponto que olhei que encaixou direitinho na versão DEEN a Saber e no UBW ficou furado, é o fato de inicalmente a Saber estar muito focada e ate "fria" isso principalmente me virtude do Lancelot.Pra mim que viu o Zero primeiro foi um ponto chave entender o pq ela ficou assim com final do Zero.

Outro ponto realmente mt bom como foi citado é a trilha sonora, que é muito bom, muito boa mesmo.Melhor que UBW por exemplo, em geral(não todas), melhor ate que a do Zero creio eu.

Mas tem alguns pontos do anime que deixa desejar.Como cortes de cenas visíveis , bem como excessivamente tempo gasto em melação do romance ao meu ver.

Enfim eu acho anime mt bom ate, apesar do que dizem, principalmente por conta da Saber e das memorias, pq vc entende ela melhor claramente pelo anime.Eu espero que algum dia façam porem uma versão de adaptação melhor da rota Nua...

Ronaldo Braga disse...

Já tem trocentos anos a postagem, mas vá lá.

Vale sim, pois apesar da suruba de rotas, esse anime é o mais próximo que temos da rota Fate animada.

O anime da Ufotable é bem mais exclusivo (o que não quer dizer fiel. O prólogo é simplesmente perfeito, mas depois começou a desvirtuar um pouco) e foca somente na rota UBW.

E o filme da Heaven's feel que vai sair fecham o ciclo.

Assista na ordem e seja feliz.

Fate/Zero é excelente para quem leu a Light novel, ou pelo menos leu a Visual novel de Fate, pois não tem como simpatizar com a Sakura e com o Kariya DE VERDADE sem passar pela Heaven's Feel.

No geral eu gosto bastante do anime de 2006 exatamente pela luta filler.

Shirou Emiya disse...

faz um post sobre quem e novo nesse universo de fate , pq eu conheci fate stay em 2015 e n sei quase nada ainda , ja vi todos os animes (fsn-fsnUBW-fatezero)

Shirou Emiya disse...

comecei um blog e se alguem puder dar um olhada la, e comentar , por favor vai me ajudar mt http://fateuniversebr.blogspot.com.br/

Hideki Minami - 岡田秀樹 disse...

Poxa, naquela época não tinha Ufotable! Mesmo Higurashi no Naku Koro Ni foi feito pelo mesmo estúdio e se saiu muito bem, assim como Umineko no naku Koro ni.

A Trilha sonora da versão de 2006 É e SEMPRE Será a MELHOR de todas! Critiquem quem quiser, eu refuto todos vocês! Kenji Kawai é incrível até hoje, fez inclusive a trilha sonora de Ip-Man entre outros ótimos filmes, séries e Animes. Também merece atenção Tainaka Sachi e sua linda voz.

O Início de Fate, mesmo na Novel é considerado monótono, não tem jeito. Fate/ Stay Night só vicia depois de alguns episódios mesmo. Vide One Piece, só fui acompanhar pra valer depois de uns 20 episódios, antes disso achava bem chato, o mesmo vale para Gintama, entre outros grandes Animes.

Essa animação foi a que me introduziu no Universo Fate, pra mim ela é o Santo Graal de Fate/ Stay Night. A Versão Tv-reproduction e a em Blu-Ray, ficaram boas a ponto de ser altamente reassistível até hoje.

A História muda sim, e há censura com certeza, mas era o que podia ser feito na época. mas mesmo assim ela é uma obra-prima, até porque sou daqueles que põe a Saber Route à frente da Heaven's Feel, então não há discussão comigo! XD

Se fosse para sugerir uma melhora, com certeza seria o Remake da saber Route, após os filmes de Heaven's Feel, mas com o final "End of the Dream", mas a trilha sonora tinha que ser de Kawai Kenji ou Kajiura Yuki!

Eve disse...

Boa noite. Comecei a assistir Fate pelo UBW e agora estou voltando na história e indo assistir a rota 1. Você mencionou diversas vezes a novel. Onde posso achar para baixar?

Unknown disse...

Eu geralmente critico mais duramente os animes que eu assisto, e eu sou um grande fã da Visual Novel também. Claro, nem a VN e muito menos as adaptações têm a obrigação de serem perfeitas, e nem foram feitas para todos os gostos. Tem gente que curte, tem gente que não suporta. A vida é assim. Dito isso...

Eu conheci a série Fate pela animação de 2006, e pra falar a verdade, continua sendo a minha favorita. Em segundo vem Fate / Zero. E eu não gosto muito de nenhuma das outras adaptações. Mas valor falar de qualidade, e não gostos.
Primeiro que o Fate 2006 é bem mais antigo e barato que Fate / Zero, que lançou em 2011 e terminou em 2012.

Fate / Zero é um anime belíssimo, com animações, arte e trilha sonora magníficas, apesar dos personagens, tecnicamente, fracos e pouco construídos. A sensação, o ambiente de Zero é também praticamente a oposta de Stay Night 2006. Zero é mais dramático e de ação. Stay Night, assim como a VN, é mais lento por natureza. A atmosfera é mais obscura, e tem como objetivo demonstrar como Shirou é arremessado de uma vida quase normal pra uma vida maluca onde pessoas morrem de jeitos bem violentos e muitos tratam como se fosse uma coisa normal, ou até gostam de retalhar e matar (como a Illya) e isso é retratado muito bem no anime, cuja trilha sonora é superior a da própria VN. A VN em si faz um trabalho excelente ao construir e desenvolver Shirou, demonstrando como ele é, realmente, um homem quebrado por dentro, que não tem o menor senso de amor-próprio e sacrificaria a sua vida se isso significasse salvar a de um estranho ou até a de um inimigo, pois para ele, sua vida significa pouco. Ele se sente culpado por ter sobrevivido aos eventos que ocorrem no fim de Fate / Zero. O Stay Night da Deen retrata isso tudo até bem. Eu diria que o anime é tipo o espelho de Zero, focando nos personagens e colocando menos dinheiro nas animações e arte, ficando até simples, mas bem feito. Em relação ao início paradão e ao bombardeio de informações no início do anime... isso é proposital. O objetivo é justamente mostrar a vida monótona e + ou - normal do Shirou, e vai mudando drasticamente. As informações no início e a cena que remete ao fim de F/Zero são justamente pra dizer à sua audiência que o anime não é monótono completamente, e te faz imaginar como ele vai de uma vida de estudante pacífica a uma cidade em chamas.

Isso é tudo é, em maior parte, ignorado por UBW. Pessoalmente, acho que a adaptação da Ufotable é péssima, e retrata muito mal todos os personagens, principalmente o Shirou, que é o personagem mais importante da rota UBW. Mas mesmo desconsiderando o fator de adaptação, o anime é bem fraco. A trilha sonora, em geral, não se destaca muito, e o nível da animação (e principalmente a arte) não é nem próximo do nível de F/Zero apesar de ser de ter sido feito bem depois. O anime melhora da segunda temporada, mas no geral é um anime bem fraco. Ele também explica muito mal a história, fazendo o anime um péssimo começo para iniciantes que nunca assistiram o anime antigo. O prólogo do anime é uma adaptação do prólogo da própria VN, que é, na verdade, ignorada pelo anime de 2006, então foi um belo toque adicionar essa parte também.

No geral, Heaven's Feel (primeiro filme) segue o mesmo padrão de UBW da Ufotable, só com com personagens um tanto melhorados. Mas o anime é tal mal explicado, que qualquer iniciante ficaria completamente perdido e odiaria a série, o que é péssimo. HF não é uma continuação de UBW, e nem essa do anime da Deen de 2006, então não faz sentido supor que a audiência já assistiu os outros animes simplesmente por serem mais antigos. Por outro lado, HF tem uma ambientação boa, e a trilha sonora da Yuki Kajiura combina muito bem com HF no geral.

Pra mim, Fate / Apocrypha são muito fracos e eu recomendaria apenas aos fãs mais fanáticos. Com certeza é uma péssima escolha para iniciantes também, que ficariam boiando completamente e ainda começariam pela obra mais fraca (na minha opinião) da série Fate até hoje.