quinta-feira, 15 de abril de 2010

Clannad ~After Story~

Demorei, mas voltei. Muito trabalho e trabalho de faculdade atrapalharam um pouco a minha atenção para o Heavens Feel, mas pouco a pouco vou retomando a rotina.

Clannad é um anime que eu gostei muito de ter assistido, fiquei ansioso pela segunda temporada e quando saiu eu guardei todos os episódios em RAW para um futuro projeto com eles. Esperei um bom tempo para sairem as versões legendadas. E finalmente, consegui assistir a sequencia, After Story.

Nessa temporada, é abordado sobre a vida após os anos de colégio do Okazaki e Nagisa. Agora namorando, eles começam a viver a vida dura dos adultos, como procurar um emprego, sustentar uma família, etc... Mas mal sabe Okazaki que um grande desafio o aguarda.

Na minha opinião, Clannad é o melhor trabalho da Key. Sua história é envolvente, seus personagens cativam, é uma boa dose de humor, romance e drama(ainda mais nessa temporada). É difícil não se envolver com o Okazaki, eu, particularmente, me identifico muito com ele.

Sobre o final:
É diferente do filme, onde é focado a depressão que o Okazaki entra após a morte da Nagisa até o reencontro com a Ushio. A versão da TV vai além, ela conta o que acontece após Okazaki e Ushio viverem juntos (essa cena de reconciliação é mil vezes mais emocionante no anime do que no movie). A cena final, onde Ushio morre, é o estopim para Okazaki que perde completamente as esperanças de ter uma vida feliz. Após perder a Nagisa, Okazaki encontra forças para seguir em frente pela Ushio, mas agora que a perdeu, ele não tem mais nada.

No mesmo instante, no outro mundo, é revelado que aquele robo era na verdade Okazaki e que a garota era sua filha. Creio eu que, após se reconciliar com seu pai, Okazaki consegue pegar uma bola de luz e, como diz a lenda, quem obtem a bola de luz pode realizar qualquer pedido, Okazaki volta ao tempo, há 5 anos atrás pedindo para a Nagisa sobreviva ao parto. Ele consegue voltar e a Nagisa sobrevive ao parto. Agora eles podem viver como uma família feliz.

Esse foi meu único ponto negativo em Clannad, apelar para um "poder mágico de voltar no tempo e mudar o futuro". Se bem que seria muito cruel o Okazaki perder a Nagisa e a Ushio. Se pudesse escolher entre os finais, eu ficaria com o do movie.



Com seus altos e baixos, Clannad consegue prender a atenção do telespectador. Um anime nunca me marcou tanto quanto Clannad. Recomendadíssimo. Prepare-se para chorar de alegria e de emoção.

Curiosidade: As cenas iniciais da primeira abertura de Clannad são as cenas finais do anime. É incrível como, nos trabalhos da Key eles nos bombardeiam de spoliers na abertura dos animes e que só damos conta quando vemos a cena no episódio.

2 comentários:

Hoshi Akari disse...

Excelente anime, realmente. Também é interessante uns episódios extras que mostram como seria se o Okozaki ficasse com outras personagens como a Tomoyo e a Kyou. Os animes derivados de obras da KEY sempre são fantásticos. Kanon e AIR também são excelentes, assim como o recém-lançado Angel beats que promete bastante.

Sofia disse...

esse anime é muito lindo!!!
eu assisti as duas temporadas, na primeira eu nao chorei tanto, mas na segunda chorei quase todos os eps!!