domingo, 30 de outubro de 2011

Conhecendo os Heróis: Gilgamesh

Fiquei na dúvida sobre quem faria essa semana, Archer ou Rider? Acabei escolhendo um velho conhecido nosso, hoje você vai saber um pouco mais sobre quem foi Gilgamesh, o Rei dos Heróis. Na semana que vem vamos conhecer um pouco mais sobre Iskandar, ou se preferir, Alexandre, o Grande. 

Gilgamesh foi o lendário rei e herói da cidade-estado Uruk hoje conhecida como Iraque. Seu reinado durou 126 anos, ele foi o quinto rei da primeira dinastia de Uruk. Seu pai era Lugalbanda e sua mãe era Ninsun, que diziam ser uma deusa. Os registros de seus feitos são os mais antigos da história (2750 AC), mas estão todos fragmentados. O mais importante de todos é um chamado "A Epopéia de Gilgamesh" originário da Babilônia. Nela é contada a história de Gilgamesh e sua relação com seu companheiro Enkidu, um homem selvagem criado por deuses para evitar que Gil oprimisse as pessoas de Uruk. Antes de serem amigos, Gilgamesh e Enkidu lutaram um contra o outro, só tempos depois a amizade entre eles surgiu. Juntos, passam por diversas missões, em uma delas, eles matam o Touro dos Céus, criatura feita por Ishtar, deusa que havia o criado para punir Gilgamesh por resistir suas investidas amorosas. A parte final do conto é sobre a morte de Enkidu, o que leva Gilgamesh buscar pela imortalidade, ele acaba encontrando Utnapishtim, o herói imortal. Este o diz "A vida que você procura nunca encontrará. Quando os deuses criaram o homem, reservaram-lhe a morte, porém mantiveram a vida para sua própria posse.". Mas Gilgamesh foi lembrado por todos de Uruk por ter feitos várias construções que ajudaram o povo e por ter trazido de volta o conhecimento perdido de diversos cultos. 

Texto retirado de um trecho da Epopéia:

Proclamarei ao mundo os feitos de Gilgamesh. Esse foi o homem a quem todas as coisas foram conhecidas; o rei que conheceu os países do mundo. Foi sábio, viu mistérios e conheceu coisas secretas, e nos trouxe a história dos dias antes do dilúvio. Fez uma longa viagem, ficou fatigado, exausto de trabalhos, e retornando descansou, e gravou numa pedra a história toda.
Quando os deuses criaram Gilgamesh, deram-lhe um corpo perfeito. Shamash o Sol glorioso dotou-o de beleza, Adad o deus da tempestade dotou-o de coragem, os grandes deuses fizeram sua beleza perfeita, sobrepassando a todos outros, terrífico como um grande touro selvagem. Dois terços lhe fizeram deus e um terço homem.
Essa é a história do heróis mais antigo já registrado pela humanidade, para saber mais quem era Gilgamesh, leia esse artigo que fala um pouco sobre a Epopéia dele.

15 comentários:

Juliuzzz disse...

Nuss o Gilgamesh é muito legal *O* acho que ele é meu segundo servo preferido depois da Saber .Seus post sobre os heróis são bem legais xD não pare com eles .

Gustavo Martins disse...

Gilgamesh é um servo maneiro pacas. Maaaas... mais maneiro que ele é ver sua reação ao Berserker pegando os nobres fantasmas atirados pelo GoB.
Eu fico imaginando que se ele usasse Ea e o Berserker a roubasse. Seria hilário.

Gabriel Cristian disse...

Pois é, berserker pode pegar qualquer coisa e usar como Noble Phantasm. O problema é que a Ea não é qualquer coisa =D

Diego Kouga disse...

Nesse ponto concordo co vc Gabriel, se ele usasse a Ea como o ataque é a distância acho q o Berserker ia tomar na cara, só não sei se ele poderia desviar, mas q foi um senhor owned foi, pegou a Durandal logo de cara,depois acho q ele pega a Houtengeki, botou o Gil pra correr, mas sobre o Gil, achei q vc podia falar do epic fail dele em conseguir a imortalidade...

Mephisto disse...

Muito bom Suzuki, mas como o Diego falou, faltou falar da parte da serpente.

Tuany disse...

Diego.. em nenhum momento eu vi Gilgamesh correr... Berserker é forte mas não venceria Gilgamesh..pois este ficou apenas de braços cruzados enfrentando Berserker e no momento q ele desfez sua pose seu Mestre usou o Sela de Comando e o parou.. Gilgamesh nunca fugiria.. se tivesse aberto totalmente os Portões da Babilonia o Berserker estaria ferrado e isso sem contar na EA que Gilgamesh usa apenas com adiversarios q ele ve a sua altura..que por sinal Gustavo Berserker nao seria capaz de rouba-la pois não esta lidando com um principiante..apenas com o Rei dos Heróis que é metido e arrogante ^^..o q faz dele um personagem muito interessante.
Poucos os personagens com uma personalidade como a dele valem a pena..em outros anime personagens com a mesma personalidade ou é gay ou é emo ¬¬..

falto coloca a parte da serpente e q ele gostava de possuir as virgens XD

Suzuki.K disse...

Eu não consegui achar nada mais profundo sobre o Gil, você tem alguma referência que eu possa usar ?

A idéia é transformas esses posts em uma coisa oficial do blog, quanto mais informação, melhor.

Mephisto disse...

Como eu ja havia te aconselhado antes Suzuki, o melhor material que se possa encontrar sobre Fate e sobre a história dos heróis se encontra nesse site:

http://typemoon.wikia.com/wiki/Gilgamesh

Sempre quando for fazer um post desses lê esse site e depois procura mais informações adicionais em outros sites como a wikipédia em inglês, que possui muito mais informações do que a wiki em português.

Semiramis disse...

Existem na internet várioslinks que falam sobre a história do Gilgamesh, eu mesma sou maníaca por ele... Há o Eletronic Text Corpus of Sumerian Literature, com textos da Mesopotâmia... Se procurar também um autor chamado Samuel Noah Kramer, vai conseguir achar muita coisa e a partir daí, a busca fica fácil xD
Se alguém seinteressar:
http://home.comcast.net/~chris.s/sumer-faq.html#A1.3.4

Unknown disse...

Achava ele convencido arrogante, mas ao ver o fate zero no qual ele deixa o Mestre do Rider vivo, para que este honre a memoria do Iskandar e cumprir a promessa de viver, eu passei a gostar do Gilgamesh, pq ele nao deixou vivo por piedade e sim pq viu no mestre do rider a honra para cumprir o que foi mandado.

Renato disse...

Uma duvida, de onde vc tirou essa IMG? e outra, eu ja asistir Fate Stay Night e Fate Zero, pode me dizer se falta alguma Fate para eu asistir?

Suzuki.K disse...

Renato, de que imagem você está falando? Se for da estátua do Gilgamesh, retirei da wikipedia.

Falta o filme de Fate/Stay Night. Mas recomendo que jogue a visual novel de Fate e leia a light novel de Fate/Zero. Também há o Fate/hollow ataraxia.

Unknown disse...

Só uma dúvida nada a ver com o post, mas o homem que pergunta a Shirou se ele estava na guerra do santo graal, em fate ubw no último episódio era o mestre do rider em fate zero adulto?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Você sabe algo sobre essa arma Ea? Se souber de algum site, pode me falar ?