domingo, 30 de outubro de 2011

DEEN Vs Ufotable

A maioria que visita o site já viu qual é o resultado que a Ufotable teve ao fazer Fate/Zero, mas vocês se lembram de como era a animação da DEEN? Um usuário do NicoNico Douga fez uma comparação de três obras, Fate/Stay Night, Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works e Fate/Zero. É só dar um clique no play e esperar um pouco.


Fica até sem graça comparar a animação entre as duas, mas é evidente a qualidade superior a de Fate/Zero, mesmo comparando com o filme, a animação do anime não conta muito já que foi feito em 2006. Não querendo defender a DEEN, mas acho que para uma série de TV para a época era uma animação válida, digo, eles são seriam idiotas de usar e abusar de efeitos especiais em um "mero" anime que só ganhou animação pois foi seu Visual Novel foi bem aceito. Cenário diferente quando é criado Fate/Zero, onde todos já viram o potencial que a série tem (financeiramente falando). 

Foram lançado vários jogos da franquia Fate, mangás, CD-Dramas, programas de rádio (sim, igual ao Fate/Stay Tune, só que em vez da Saber e Tohsaka apresentarem são a Iri e o Kiritsugu), fora as bugigangas como figures, artbooks, posters, OSTs, Blu-rays. O marketing realizado para sua estréia, no evento chamado Machi Asobi, ônibus personalizados com os personagens de Fate/Zero andavam pelas ruas, banners enormes cobriam o teto de túneis, se você fizesse uma visita turística pela cidade de bondinho, a Saber era sua guia turística e falava sobre cada ponto importante da cidade. Sem contar o restaurante personalizado que abriu no japão.

E a "caixinha" de Blu-ray? Ela vai sair dia 7 de março e só vai custar $525, praticamente R$ 1000,00. Mas se pensar bem vale a pena, serão 5 Blu-rays mais 2 CDs. Serão os 13 episódios de Fate/Zero já com as cenas cortadas para a televisão, Abertura e Encerramento sem créditos, coleção de comerciais e trailers lançados, e um vídeo especial escrito pelo Kinoku Nasu. Nos CDs vão estar a OST do anime e o CD-Drama.

Ufotable não quer fazer um anime, ela quer fazer O anime. Já falei antes, mas a produção de Fate/Zero é a mesma de um filme/OVA. Seria triste, MUITO triste se eles não tiverem o retorno que estão esperando. Agora fica a pergunta no ar: será que com esse cenário todo, a DEEN faria um trabalho tão bom quanto a Ufotable? Eu acho que não.

8 comentários:

Gustavo Martins disse...

O maior problema da DEEN nem é tanto a questão técnica. Isso ainda dá para relevar. A má adaptação é que ferra.
Muita coisa no anime de Fate ficou sem ser explicada e UBW foi simplesmente curto demais. O filme precisaria de, sei lá, uma hora a mais para poder adaptar melhor a rota.
Tudo bem que os dois trabalhos da Type-Moon que a Ufotable pegou são mais fáceis de adaptar, mas ainda assim, o próprio Nasu disse que a versão deles da KnK é melhor que a novel (embora eu mesmo discorde disso quanto a Oblivion Recorder).
O DEEN não precisa de animadores novos, mas de roteiristas e diretores novos.
Ainda estou puto por aquele lance com a Sakura raptada no anime de Fate e com a falta de informações sobre o Archer.

Juliuzzz disse...

É vc tem razão Suzuki a DEEN não conseguiria fazer um trabalho tão bom assim , e tudo que o Gustavo disse também é verdade , se eles tivessem se concentrado em uma rota só, acho que F/SN seria um anime bem melhor
Ia ser legal se um dia a Ufotable fizesse um anime de F/SN que superasse todos os erros da DEEN, mas isso é meio impossível né .

Suzuki.K disse...

Também concordo com você Gustavo, a parte da adaptação do novel para a animação contou muito, mas também não podemos falar nada de Fate/Zero pois estamos no começo, mas por existir só uma rota e com a experiência que eles tiveram com Kara no Kyoukai, acredito que eles tem grande chances de fazer uma boa adaptação.

O grande problema se eles tivessem pego uma rota só foi deixar de lado a Caster e o Assassin que não tem grande participação na rota original, se bem que por mim eu deixaria do jeito do original, até no TV Reproduction esse arco foi praticamente cortado.

Nokuteshimo disse...

Parte que você citou sobre a obra estar mais famosa, realmente, leva a investimentos mais pesados. Ufotable foi é esperta...
Lembrando que ainda temos mais uma rota de Stay Night para ser "contada" e ainda o Hollow Ataraxia (apesar de não ter jogado ainda, deve ser muito bom também.)...
Suzuki, devo te passar a legenda do 04 amanhã, é que choveu aqui e fiquei sem net, então...

Diego Kouga disse...

Eu particularmente não gostava do traço q a DEEN usou em F/SN, não lembrava nada o do Takashi, mais o maior problema foi mesmo a mistura de rotas, aquele foi o fail da DEEN.

Nokuteshimo disse...

De fato Diego, mas creio que ela fez isso para mostrar "todos" os personagens e/ou servos. Apesar de continuar sendo um fail mesmo.
E o filme foi rápido demais, talvez outro fail também?
Agora, quanto a adaptação do manga, está muito boa. Se não me engano, o autor é Nishiwaki Datto, me corrijam se eu estiver errado.

Diego Kouga disse...

Falando nisso, que eu saiba nenhum scanlator está ativo com o manga de f/sn, ou tem algum gringo, eu não acho pra baixar em lugar algum

Nokuteshimo disse...

No mangafox.com tá até o capitulo 36...
Tava procurando um outro scan gringo mais a frente, mas até agora só achei esse, que está no 36...
Lembrando que o manga está no vol. 14/15, acho...