quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

O que está acontecendo com os animes?


Assim como é de costume, no final do ano a Type-Moon faz o seu especial e esperava-se que fosse exibido Fate/strange Fake, mas não foi isso que aconteceu. Na verdade, ele foi adiado por questões de produção para o terceiro trimestre de 2023.

Janeiro começa e junto vem aquela nova temporada de animes que todos estão acostumados, muitos animes interessantes surgindo mas algo bem curioso acontece: vários outros também são paralisados por tempo indeterminado ou adiados para uma temporada futura, o motivo? Questões de produção ou algo relacionado à COVID. Oficialmente, o grande problema é a COVID que se espalhou pela China, muitos estúdios de animação japoneses terceirizam a produção com um estúdio chinês ou coreano, por isso que não é raro você  nomes diferentes nos encerramentos de vários animes. A gente percebe realmente como é complicado, frágil e conturbado a produção de animes atualmente com esses prazos em cima da hora e com quase nenhuma brecha para respirar caso algo dê errado.

Mas curiosamente isso é uma bomba relógio que está ativada há muito mais tempo, não é de hoje que existe "questões de produção" em animes, em uma pesquisa rápida você acaba descobrindo que os animadores japoneses sofrem com o trabalho: é uma carga horária pesada para um salário que não vale à pena o esforço posto. Tem um vídeo que explica muito bem o que estou dizendo:


Não sei até que ponto é verdade, mas existe um anime chamado Shirobako que conta como é a produção de um anime e o quanto ela é insalubre, recomendo bastante assistir caso você tenha curiosidade, é um trabalho muito exploratório e nada é feito porque existe muitos dispostos a trabalhar nessas condições por "paixão" e não por dinheiro. Os japoneses tem muito dessa questão honra e paixão, curiosamente eu também passo por isso mesmo não morando lá. Ganhar mil dólares por mês trabalhando 12 horas por dia e descansando só 4 é muito desafiador para se viver por lá, mas existem loucos que aceitam essas condições de trabalho: os chineses e coreanos, e é por isso que muitos estúdios terceirizam o trabalho com estúdios de outros lugares. Recentemente, o site Bounding into Comics entrevistou um diretor que trabalha com animes e ele afirma isso que já foi dito e culpa dependência dos estúdios japoneses em terceirizar seus trabalhos com estúdios chineses e coreanos. 

Resumidamente, é uma bolha que parece que está estourando agora e vamos ver o efeito dela nas próximas temporadas de animes. É ruim por um lado já que teremos vários animes que serão adiados por isso, mas é muito bom para quem vive dentro desse meio porque pode ser que agora é a chance deles melhorarem as condições de trabalho e quem sabe até mudar a forma como os animes são exibidos para começar a priorizar mais a qualidade e não quantidade. Eu já fico feliz em ver que hoje em dia, muitos animes longos preferem fazer um hiato na produção do que encher o anime com fillers.

2 comentários:

Shirou Emiya disse...

O que você achou dos trailers de Fate/Remninant Samurai?

Suzuki.K disse...

Eu achei bem interessante! Estou esperando uma promoção para comprar e falar mais sobre o jogo.