domingo, 12 de dezembro de 2010

Ef ~ a tales of memories

Ef ~ a tales of memories, uma série de 12 episódios produzido pela Shaft lançado em 2007. Hirano Hiro quando criança sempre ficava sozinho e só observava as outras crianças brincarem, um dia as irmãs gêmeas Kei e Chihiro veem Hirano sozinho e começam a brincar com ele até que o "adotam" como um irmão, tudo ia bem até que uma tragédia separa Chihiro de Kei e Hirano, ela perde um olho e a habilidade de lembrar das coisas, do momento em que acorda ela só consegue lembrar das 13 horas seguintes depois desse tempo, suas memórias são apagadas. São duas história em uma. De um lado vemos Kei e Hirano levando a vida e do outro Chihiro com seu problema de memória.

Hirano agora é um mangaka profissional e frequentemente falta a escola, por isso Kei sempre está o acordando cedo e o incentivando a estudar. Em uma noite de natal Hirano encontra Miyako, uma estranha garota que também frequenta a mesma escola que ele, mas tem a fama de faltar tanto quanto ele. Aos poucos Miyako começa a entrar na vida de Hirano, mas Kei, que o ama como homem mas nunca conseguiu confessar para ele, não consegue admitir essa aproximação.

Renji sonha em um dia se tornar um cavaleiro que irá libertar uma princesa de sua prisão. Um dia passaeando entre os trilhos de trem de uma linha abandonada ele encontra Chihiro sentada na estação. Eles começam a conversar e eventualmente a gostar um do outro, mas Renji vai precisar aceitar o problema de Chihiro se quiser ficar com ela.

O anime tem doses certas de humor e drama. Na minha opinião a história da Chihiro é mais interessante do que a de Hirano já que no começo cai naquele clichê de triangulo amoroso, mas que logo é quebrado. Até posso dizer que na história de Hirano a protagonista é a Miyako. Ela é uma das personagens que me conquistou durante o anime, acho que grande parte disso foi o belo trabalho da dublagem. Para aqueles que assistiram, a cena do celular me causou um desconforto que só senti em School Days com a Kotonoha.



Juntando uma história bela com a produção da Shaft, Ef - tales of memories se torna um excelente anime que merece ser assistido. Há a continuação o Ef - tales of melodies que, pelo que vi, foca em Himura e Yuko, dois personagens chaves que aparecem ao longo de memories.

Curiosidade sobre a abertura (spolier)

Além da abertura do último episódio ser em japones há algumas diferenças com a original. Nos 00:50 antes do refrão da música, uma mão e várias correntes, referencia da Chihiro presa as correntes do tempo, quando entra no refrão aparecia várias sequencias dela desaparencendo, na última abertura antes da Chihiro desaparecer alguém aparece e a salva, dando a entender que é o Renji alí. Quando as correntes se quebram a Chihiro também quebrava, referencia de quando as suas memórias voltavam do zero, na última abertura as correntes se quebram e a Chihiro permanece, dandoa entender que ela conseguiu superar seu problema.

Nenhum comentário: