sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Umineko no Naku Koro ni

Acabei de assistir essa série, já havia falado sobre ela quando foi lançada, mas decidi deixa-la de lado naquele tempo, e ainda bem que fiz isso, não aguentaria esperar 1 semana por cada episódio. Fiquei o dia inteiro, do primeiro ao último episódio, assistindo Umineko no Naku Koro ni. E digo que foi um tempo muito bem gasto.

A história conta sobre a família Ushiromiya que se reune em uma ilha para resolver de quem será o futuro herdeiro da família, mas estranhos assassinatos começam a acontecer e um "jogo" é proposto por uma "bruxa" chamada Beatrice, que dizem ser amável com quem a reconhecer como bruxa, mas também pode ser cruel com que não o fizer.

Eu achava que seria algo como Higurashi, várias histórias sem ligações, mas estava errado. Depois do primeiro ciclo, Battler não aceita que a história acabe como se a culpada pelos assassinatos seja uma "bruxa", por isso Beatrice propõe um jogo, a história será repetida várias vezes, Battler terá de resolver os assassinatos de forma lógica, sem ligação com magias e bruxas. Se ele desistir, ele deve reconhecer que a Beatrice é uma bruxa e que todos os assassinatos foram feitos por ela.

Quem gosta de sangue, tem e de sobra no anime. Mas muito além de sangue e violência, existe uma história bem montada e faz você, junto com Battler, desvendar esse mistério de como as pessoas estão sendo mortas. Há cenas fortes, como a cena em que a Maria mata sua mãe várias vezes, aliás, todas as cenas da Rosa com a Maria são fortes. A mensagem que deixo para aqueles que não assistiram ainda é: não confie em bruxas, pelo menos, não nessa.

Segue uma linha de pensamento meu, só vejam quem já assistiu a série:
Após o 26º episódio, vemos as duas bruxas Lambdadelta e Bernkastel falando sobre o jogo(que ainda NÃO acabou). Lambda diz que todos os argumentos de Battler em azul estão errados, quase nenhum mistério foi revelado, além das duas declararem que Beatrice não vencerá o jogo, mas também não haverá nenhum milagre.

De fato, ainda há muito para um xeque-mate, há algumas coisas que precisam ser claras, como por exemplo, qual é o tal pecado que Battler cometeu há 6 anos e que deixa Beatrice triste a ponto de encerrar o jogo? E qual a verdadeira identidade dela? Meu instinto diz que ela é a mãe do Battler, afinal, ele não é filho da Asumu, mas é neto de Kinzo e sabemos que ele tinha um romance com a Beatrice há 20 anos atrás.


Nunca joguei o jogo, por isso não sei se é esse o final da série ou existe uma continuação, para explicar de vez os acontecimentos, assim como Higurashi no Naku Koro ni Kai. Se houver uma continuação, com certeza assistirei.

Como curiosidade, quem conhece Higurashi, deve ter visto várias referências do anime em Umineko:

- As bruxas Lambdadelta e Bernkastel são, respectivamente, a Takano quando criança e a Rika, tanto é que as dubladores são as mesmas.
- O policial Oishii também "aparece" em Umineko, quando Maria perde as chaves da casa e vai para a polícia, o policial que a atende tem a voz do Oishii.
- A foice que Kanon usa no episódio 4 é a mesma que a Rena usa em Higurashi.
- O desenho que a Maria assiste na TV é Higurashi no Naku Koro ni.
- No episódio 21, o barco que aparece nos 18:00 se chama Hanyuu Maru.
- Todos os títulos do anime são jogadas de xadrez.

Todas foram tiradas do site Anime News Network

Nenhum comentário: