sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Conhecendo os Heróis: EMIYA

Um dos grandes mistérios de Fate/Stay Night é a verdadeira identidade de Archer. O anime dá algumas dicas de quem seria, principalmente do episódio 14, onde há uma das melhores batalhas que não é contada no visual novel, Archer contra Berserker. Sozinho, ele consegue tirar 5 vidas de Berserker usando seus Fantasmas Nobres, mas infelizmente acaba sendo morto. No final do episódio podemos notar que o corpo de Archer desaparece, mas a jóia que ele carregava permaneceu no chão. Em vários momentos do anime, Archer critica as ações tomadas por Shirou, além de não aprovar o lado Defensor da Justiça (Que prefiro chamar de "super-herói") dele. Somente em Unlimited Blade Works conhecemos as verdadeiras intenções e identidade de Archer: ele é Emiya Shirou de um possível futuro. Será que Archer critica tanto o Shirou para ele seguir seus ideais mais a sério ou é por não querer ver Shirou acabar como ele? É o que vamos falar aqui. 
Archer foi invocado pela Tohsaka Rin que usou um pingente dada pelo seu pai, Tohsaka Tokiomi. Esse pingente é o mesmo que Tohsaka usa em Shirou após ele ser mortalmente ferido por Lancer no coração, por isso o pingente serviu de um catalizador para Archer. Mas por causa da falha em sua invocação, ele acaba perdendo parte de sua memória e não se lembra quem é, mas é capaz de se recordar de alguns eventos, como sendo salvo por Kiritsugu e ter conhecido a Saber. Quando vivo, Archer queria salvar todas as pessoas do mundo, todas que seus olhos podiam ver, sua ambição era tão grande que ele queria se tornar um Espírito Heróico para continuar salvando as pessoas mesmo depois de morto. Por isso, Emiya fez um pacto com o Mundo (Arayashiki). Com o pacto feito, ele seguiu para a guerra para achar um meio de pará-la, mas Emiya foi injustiçado, acusaram de ter causado a guerra e então o executaram. Morto, Emiya pensou que finalmente poderia se tornar um Espírito Heróico, mas isso não aconteceu, agora ele precisava matar pessoas para salvar a humanidade. Segue abaixo um trecho da conversa que Archer teve com Shirou e Saber:
Para salvar as pessoas, quantas vezes eu tive que pisar em cima dos sonhos de outras? Quantas pessoas eu as deixei morrer, para salvar só as pessoas na minha frente? Continuei pensando em coisas como 'Esta será a última vez', 'Desta vez não vou deixar ninguém triste', mas isso nunca acabava. Para salvar um país, eu tive que matar tantas pessoas que acabou se tornando algo rotineiro para mim. [...] Isso é o que você pode chamar de... herói. 
Emiya foi forçado a matar mais pessoas do que ele havia salvado e após ver a verdadeira forma do ser humano e ser obrigado a se opor com seus ideais, ele começou a negar sua própria existência e sonho. A única esperança que restava nele era poder voltar no tempo, em uma era onde Emiya Shirou existia e matá-lo, criando um paradoxo e eliminando sua existência por completo.
Na rota original, Archer não consegue deter Shirou, mas acaba dando conselhos para que ele usasse seu poder. Em Unlimited Blade Works, Archer consegue se desfazer do pacto com Tohsaka e revela sua vontade de participar da guerra pelo Cálice Sagrado, mas o Shirou deste universo mostra a Archer que ele pode mudar seu futuro e evitar a tragédia que ele passou. Finalmente em Heaven's Feel, Archer desiste de matar Shirou ao perguntar o que ele faria com Matou Sakura, Shirou responde que prefere desistir de seu sonho e salvar a pessoa que ama. Ao ouvi isso, Archer decide ajudar Shirou a salvar Sakura.

13 comentários:

Nitch disse...

Oloco, maneiro viu, eu tinha assistido ao Fate Stay Night mas não tinha caído a ficha de que o Archer seria o próprio Emiya. Notei que as habilidades que o archer mostra no epi 14 são iguais as do Emiya mesmo, mas não me passou pela cabeça o porque disso kkkk

Da hora! Não sou muito familiarizado com os mangás ou visual novels do Fate então num ia conhecer isso nunca se não lesse o spoil...

Anônimo disse...

Muita Informaçao nesse site O,O Mto bom xD vlw

eu so queria sabe 1 coisa Aonde eu posso baixa ou ve sei la essa Saga Heaven's Feel porq ate agora nao achei nada....

Suzuki.K disse...

Heaven's Feel é a terceira rota do VN de Fate/Stay Night. Procure em torrents que é fácil achar a VN, mas para acessá-la é necessário jogar a rota original e UBW antes.

Procure no youtube que há várias pessoas que jogam e postam o gameplay já traduzido.

Evans Soul Eater disse...

Como assim jogar,é traduzido pra portugues no youtube,não tem como vc mandar os links.

Ever! disse...

Cara muito bom o post. Eu acabei de encontrar o site por acaso aqui enquanto baixava uns wallpapers, sempre curti o Fate/Stay Night desde quando ainda estavam saindo os episódios e venho acompanhando desde então, mas este site tem muita coisa que eu não sabia! Sensacional! Parabéns!

Anônimo disse...

foi por isso entao q as dicas dele sempre eram ulteis e tal e ate akelas adagas preto e branca o emiya usa pra matar o prof dele ele e tal mas tipo ela faz elas como se estivesse acostumado a usar e tal o archer toda hora joga na cara q tinha q matar o emiya

Charles disse...

Poxa, eu acabei de assistir o Fate Stay night hj, e por acaso vi algo sobre um final alternativo, dai cheguei aqui no site, nem sabia da existencia desse game.
Se possivel poderia me mostrar onde baixar.. Ou ao menos postar tudo que existe sobre Fate aqui, um resumo pra caso eu não ache tudo, obg desde ja e , vlw pelas informações do blog =D

Anônimo disse...

gostaria de saber se tem em algum manga ou light novel sobre o que leva o Shirou a se transformar no Archer? tipo os anos que se passaram sobre a guerra que ele impediu e o pacto que fez?

Codyhax disse...

Quando eu vi o Archer falar sobre coisas como "eu não tenho interesse no graal porque já conseguiu tudo o que tinha que conseguir" me fez pensar,porque você tem esse ar de uma pessoa que esta sempre se mascarando para não parecer fraco? era exatamente como Kiritsugu era no Fate/Zero. Quando cheguei naquele momento em que Archer vai descendo as escadas do castelo e contando sobre sua vida, me fez pensar o quão forte um ideal de um ser humano pode ser a ponto de você descartar até mesmo a sua humanidade.
Naquele duelo de espadas entre Shirou e EMIYA eu entendi que os ideais de EMIYA não estavão errados mas sim destruídos pela realidade cruel da raça humana.
E no final Shirou mostrou que não importa o quão difíceis as coisas forem ele continuara seguindo em frente porque é assim que ele idealizou e isso que é ser um "herói".

Man El disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Man El disse...

/\

Pedro é exatamente isso, não é errado querer ajudar e salvar os outros, mas daí a desejar que absolutamente todas as pessoas de todos lugares que você passar estejam sempre satisfeitos e você próprio se tornar um instrumento de balanço de interesses afim de evitar todo e qualquer conflito é um tolice. A intenção não é errada, mas a realização da mesma é literalmente impraticável. Se eu disesse que sim, aí teríamos uma afirmação hipócrita. Sobre o Archer se mascarar tanto, é que ele ainda quer proteger as pessoas, mas não consegue admitir isso visto a quantidade de bizarrices e brutalidades que ele foi obrigado a fazer. É também um ponto em comum dele e da Rin: duas pessoas que usam máscaras para parecerem ser aquilo que não são (se bem que a Rin é rank E nesse quesito, né? ahsauhsashu), e que acabam seguindo por caminhos extremamente solitários que não condiz com os verdadeiros desejos de ambos.
Se o Archer não se importasse tanto com isso, ele não tentaria destruir a si próprio com tamanha fervorosidade por ser incapaz de realizar seu ideal. Ninguém se mataria em nome de algo que não tem valor. Por essas e outras que digo que o Archer é um grande TSUNDERE. (Aquele sorriso dele no final da VN entrega tudo kkkkkkkk.)
O Archer é meu personagen favorito de Fate/Stay Night, mas o que ele fez em UBW foi algo baseado em ódio e infantilidade, já que ele próprio disse que duvidava que matando o Shirou ele fosse desaparecer e que estava descontando a raiva nele. Sinceramene, deixar a Rin naquele situação com o Shinji... Eu jamais deixaria a pessoa que me salvou numa situação daquela, por mais FDP que eu fosse.

Rodolfo disse...

Queria saber como esse site conseguiu toda essa informação e tenho uma dúvida.No final do VN , no último final decorrido da história original ( que Shirou se apaixona pela saber ) Archer se despede da Rin e parte para Avalon aonde encontra saber, mas no anime do Fate o Archer morre lutando sem falar com a Rin, o Fate Stay é somente baseado na verdadeira história do NV e descartaram a parte que eles se encontram após a morte ?Pq no anime só mostra quando ela morre na era dela já, isso já é injustiça e no mangá também mostra eles se encontrando em um lugara paradisíaco.

David disse...

Pessoal, me tirem uma dúvida, é sobre o lance do pingente antes do segundo ataque do Lancer sobre o Shirou. Na rota da Saber, o Archer não entrega o colar para Rin nesse momento; já na rota da Tohsaka, sim; mas e no Heaven's feel, como acontece?