quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fate/Extra

Finalmente pude colocar as minhas mãos nesse jogo que sempre quis saber como era. Recentemente descobri um emulador que rodava jogos de PSP sem maiores problemas, foi a chance perfeita para testar Fate/Extra.

A história se passa no futuro, em 2032 e o jogo se desenvolve em um mundo virtual, mais especificamente na Academia Tsukumihara, todo o ambiente é criado por um sistema chamado Moon Cell que também simula as batalhas pelo Cálice Sagrado  usando um sistema chamado Phantasm Serial ou SE.RA.PH que também cuida da invocação dos servos para a batalha. São 128 mestres que invocam seus servos para lutarem em um lugar chamado de Arena, ao ser derrotado, os mestres são deletados do mundo virtual e seu corpo real também morre. O protagonista (masculino ou feminino) perde sua memória e é forçado a participar da guerra usando um dos três servos que pode ser escolhido: Archer, Caster ou Saber.
Há alguns personagens conhecidos em Fate/Extra como a Taiga, Kotomine Kirei, Shinji, Sakura, Tohsaka,  Touko, Aoi, Archer e Lancer, embora não são os mesmos de Fate/Stay Night, fora eles, há vários outros personagens bem interessantes que aparecem no decorrer do jogo.

O sistema do jogo é bem interessante. Ao saber quem será seu oponente, você precisa descobrir todas as informações possíveis sobre o servo dele, desde pesquisar na biblioteca, perguntar para os NPCs e até mesmo lutando contra ele em batalhas não oficiais, você tem uma semana para descobrir tudo isso, além de treinar seu servo na arena lutando contra monstros e adquirindo . No sétimo dia, você organiza todas as informações que adquiriu e, junto com seu servo, descobrem a verdadeira identidade do inimigo. 

As batalhas são pré-selecionadas, a cada turno, você pode escolher até 6 movimentos diferentes para seu servo agir, os movimentos básicos são Attack, Guard e Break, fora as habilidades próprias de cada servo chamado de Skill, magias que você pode conjurar e, é claro, o Fantasma Nobre. Funciona mais ou menos como o Jan-Ken-Pon, os Attacks são refletidos com Guards que são quebrados com o Breaks que são quebrados pelos Attacks, quanto mais informações você saber do inimigo, mais fácil fica de descobrir quais serão seus próximos movimentos e criar uma estratégia em cima dele.
Neste momento, estou enfrentando o quarto mestre, todos os outros foram bem interessantes, suas histórias prenderam a minha atenção, além do mistério de quem realmente o protagonista é. Sou meio suspeito para falar algo, já que sou fã da série Fate, mas recomendo esse jogo para quem também é fã da série e até para quem gosta de RPG, talvez a única crítica que teria seria a falta de variação nos monstros encontrados na arena que muitas vezes só mudam de cor. No dia 28 de março de 2013 saiu a continuação do jogo, Fate/Extra CCC com mais lutas, mais servos, mais mestres e mais história, assim que terminar Fate/Extra eu vou me aventurar em CCC, ainda mais agora que descobri que você pode escolher o Gilgamesh para ser seu servo.

7 comentários:

Mikerabis disse...

Muito bom ambos os jogos, não me arrependo de estar jogando.
No CCC recomendo que escolha o Gilgamesh como servo só na segunda vez que vc for zerar,pq alem de ele ser overpower(Mais ainda que a Saber), quando vc escolhe alguma opção que o irrita....ele te mata, literarmente. Isso pode dar um pouco de dor de cabeça, vc acaba morrendo mais pelas mãos dele do que pros inimigos kkkk

Suzuki.K disse...

Estou quase terminando Fate/Extra, estou gostando demais de jogar com a Nero, quero depois jogar com a Caster. O que muda ao carregar o jogo de Extra para o CCC?

Mikerabis disse...

Caster é mais dificiu de se jogar, mas mas o humor nos dialogos dela compensa a jogatina. Sobre o save, ele add uma roupa de ginastica no closet para o Hakuno e tb define qual garota vai estar esperando por ele no final em dois dos tres zeramentos possiveis do jogo dependendo de qual delas vc salvou no Extra.

Diego Kouga disse...

Zerei o Extra a um bom tempo já, e fiquei esperando o CCC, jah tem em inglês? Zerei 2 vezes, uma de Saber e uma de Caster, Suzuki, complete todas as quests da Taiga, pq assim, vc consegue lutar com nada mais nada menos q Ryougi Shiki XD

Mikerabis disse...

Ainda não tem o CCC em ingles...mas nada que impeça de jogar, já zerei
com os 4 servos com todas as quests de cada, só falta o zeramento CCC. Shiki é uma otima boss, a mais dificiu do Extra. Mas Rin/Archer(versão Stay Night), Kotomine/Lancer e Twice/Caster no CCC dão 10 a 0 na Shiki no requisito dificuldade

Anônimo disse...

Como que escolhe o personagem... o masculino e a feminina?
Tem alguma parte em que mostra? Porque quando eu comecei a jogar ja começa com um personagem masculino.

Suzuki.K disse...

Senhor Anônimo,

O que está jogando é um prólogo, assim que terminar ele você vai poder escolher com quem quer jogar.