domingo, 25 de julho de 2010

A Pirataria

Deve ser uma das notícias mais faladas essa semana, sites como o onemanga e mangastream já estão com os dias contados. Todos esses sites que disponibilizam mangas para leitura online vão ser fechados, tudo para acabar com a chamada pirataria. Eu concordo plenamente em fechar esses sites como os que disponibilizam animes.

Mas pensando bem, eles vão acabar com a distribuição ilegal de animes e mangas, mas foi por causa dessa distribuição ilegal que os animes e mangas ganharam o mundo.

Eu acho que o grande problema não é a distribuição ilegal, mas sim as pessoas quererem ganhar dinheiro em cima disso e prejudicando o ganha pão dos autores da série. Antes se usava a frase "Feito de fã para fã, não alugue e nem VENDA" e o pessoal a respeitava, hoje, não passa de decoração se bobear, ela nem existe mais. E outra, essa atitude era feita para os fãs assistirem/lerem séries novas que não passam no seu país, hoje isso também não é respeitado.

One Piece, Naruto e Bleach, mangás licenciados nos EUA teoricamente não se deveria mais lançar os capítulos do Japão, teoricamente. O mesmo vale para os sites em daqui, não leva muito tempo de pesquisa no Google que você acha mangás que são lançados no Brasil e em vez de tirarem do ar, ainda estão ativos.

Confesso que o unico mangá que leio via on line é One Piece, isso porque uma certa editora (que não vou dizer que é a Conrad) simplesmente parou de lançar o manga por aqui. Estou à espera de uma outra editora de bom gosto (JBC ou Panini ou qualquer outra) compra os direitos autorais sobre a série e começa a publicar de novo (assim como a JBC fez com Evangelion). Fora ele, eu compro mangas na banca de jornal, um hábito que não vou parar.

4 comentários:

Unknown disse...

Sou a favor de ler online, sabe Suzuki-san?

Não me importo em pagar, mas acho incômodo ler no papel. Tem o problema de amassar, não dá pra dar zoom, não posso criar uma cópia e rabiscar a folha à vontade...

Eu tenho acompanhado alguns sites de mangá eletrônico em inglês (soube essa semana que a Yen Press vai ter um, e a Square Enix também), e pretendo continuar com eles...

Mas pra isso também precisam ter mangás do meu interesse, claro. E, até agora, não tem.

A propósito, ainda não procurei por outros sites do tipo... Se você ou qualquer outro conhecer algum, aceito indicações :D (em inglês ou português, por favor)

Suzuki.K disse...

Eu ainda prefiro o bom e velho cheiro de papel, sentir fisicamente o manga. Mas eu acho que esse será o futuro dos mangás, virarem edições eletronicas, só observar os pontos positivos que uma versão online tem (Sem espaço físico, sem custo de produção, além de atingir um público grande, etc)

Pelo que andei lendo e se meu inglês estiver certo, o site mangahelpers vai mudar o esquema do site e disponibilzar mangas online autorizados pela editora.

Eu dei uma olhada sobre o site da Square Enix, é o Gangan online, não é? Tem algumas séries boas como Umineko.

wKad disse...

Legal! Vou seguir a Manga Helpers e a Open Manga mais de perto e esperar eles se movimentarem.

Sobre o gangan online, acho que é em japonês, né? Não leio japonês sem o Rikaichan ou Rikaikun do meu lado, então... A menos que os kanjis sejam selecionáveis, não consigo ler /inútil

Mas, a Square vai lançar uma plataforma paga pra ler online, em inglês: http://www.square-enix.com/na/manga/

Como ainda não lançaram, é free, e tem só os primeiros caps de poucas séries. Mas tem Kuroshitsuji e Fullmetal, por exemplo.

Suzuki.K disse...

Muito interessante esse site da Square, ainda não tinha visto.

Obrigado, pela dica!